Festival de Orquídeas começa hoje em Cuiabá

405 0
Festival de Orquídeas: entrada é gratuita

 

Evento destinará renda para compra de brinquedos

Começa nesta sexta-feira (30), a partir das 8h, o 6º Festival de Orquídeas de Cuiabá. Mais de 980 espécies, entre plantas nativas, híbridas e de raízes aéreas, estarão à venda. As plantas ficarão expostas até o próximo domingo (2) na Praça Alencastro, próximo da prefeitura da capital. Além de uma exposição com diversas espécies de orquídeas, várias mudas e plantas serão vendidas, com preços que variam de R$ 5 a R$ 100. O evento fica aberto até as 20h durante os quatro dias de evento.

Segundo Neicimar Coelho, coordenador da exposição, toda a renda arrecadada com a venda das flores será usada na compra de brinquedos que serão doados para crianças carentes de uma instituição social mantida pelos organizadores, em Cuiabá e Rondonópolis. “Realizamos esta ação há seis anos e somente no ano passado conseguimos arrecadar 980 brinquedos. Queremos superar esta meta e realizar a doação no natal”, revelou.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Sabrina Flisher, as plantas foram cultivadas na cidade de Patos de Minas (MG) para serem comercializadas em Cuiabá. “Dentre as espécies mais conhecidas e que estarão à venda são as orquídeas aéreas é a famosa orquídea azul, dentre outras plantas de variadas cores e tamanhos”, explicou.

Conforme Neicimar Coelho, que cultiva orquídeas há 12 anos, as orquídeas são espécies de plantas mais duradouras e de fácil cultivo, mas que requer muito carinho. “A planta corresponde ao cuidado oferecido. Elas florescem uma vez por ano, mas este período pode durar de sete dias a seis meses, dependendo da espécie. E para mantê-la, deve ser regada com pouca água em dias alternados, com cuidado para não deixar acumular água nos pratinhos, pois toda água regada deve ser absorvida pela planta. Por esta razão ela é considerada uma das plantas mais evoluídas”, afirmou.

Uma das especificidades da orquídea, aponta o criador, é que a essência de muitas plantas, q ue possuem cheiros de chocolate, baunilha, ou limão são utilizadas na produção de perfumes. Dentre as atrações do festival estão orquídeas de diferentes regiões do país, dentre elas espécies nativas da região Centro-Oeste, conhecidas como orquídeas roxas.

Segundo o organizador do evento, além da exposição e venda de mudas e plantas, o festival será um espaço propício para a reunião de colecionadores e cultivadores de orquidários para a troca de conhecimentos. “Serão oferecidas dicas e orientações sobre as melhores formas de cuidado das plantas, principalmente para iniciantes que desejam comprar sua primeira muda ou orquídea”, apontou o organizador.

A entrada para o evento é gratuita e a expectativa de público, segundo a organização é de 6 a 8 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *