Feira Literária proporciona o acesso aos livros e incentiva a leitura

271 0

 

Iniciada na manhã de ontem (9), a segunda edição da Feira Literária, realizada pela Secretaria Municipal de Educação através do Departamento Municipal de Cultura, é um espaço democrático que proporciona às crianças, jovens e adultos de Campo Verde, o acesso à leitura.

Com a participação da Livraria Graciosa, de Campo Verde, e da Distribuidora Pantanal, de Cuiabá, a Feira é uma excelente oportunidade para a aquisição de livros ou até mesmo para a troca através do Projeto “Meu livro teu livro”, desenvolvido pelo Departamento de Cultura. “A Feira Literária é um evento que eu considero maravilhoso”, frisou a supervisora do Departamento de Cultura, Fátima Conti.

Secretária de Assistência Social, Rosilene Sanguini Schroeter destacou a importância da leitura numa época em que a tecnologia domina a atenção de todos. “Num tempo em que todas as crianças estão voltadas para a parte da informática, celulares, jogos [eletrônicos], eu vejo que realmente esses eventos têm que existir para lembrar que existem os livros – que são maravilhosos”, disse ela.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Andréa Schroeter, a Feira Literária retrata a preocupação da pasta em incentivar a leitura e ampliar o conhecimento da população. “Uma criança que sabe ler, um jovem, um adulto que lê vários tipos de livros pode conversar com qualquer pessoa”, enfatizou.

Conforme destacou a secretária, a leitura é fundamental não apenas no universo da aprendizagem escolar, mas também na qualificação e capacitação profissional e na formação da pessoa. “Numa entrevista de emprego, o empregador vai perceber se você tem uma capacidade melhor de resolver problemas ou não, se você tem uma capacidade de conversar melhor”, comentou.

De acordo com a secretária, que lê com frequência amplia as oportunidades de sucesso intelectual e profissional. “Nós vivemos num mundo competitivo, onde é preciso ter cultura, ter leitura. Quando a gente lê a gente viaja para outros mundos, conhece outras culturas até”, frisou. “E a partir do conhecimento nós nos tornamos pessoas melhores”, completou.

Durante os dois dias da Feira Literária haverá apresentações musicais, declamação de poesias, danças, coreografias, teatro, contação de histórias, reconto de histórias, cinema, esquetes, debate entre escritores e roda de poesias, além de exposição de trabalhos feitos por alunos do Educandário Lar Maria de Lourdes e da Escola Municipal José Garburgio.

A 2ª Feira Literária está sendo realizada na Praça João Paulo II e fica aberta hoje até às 20h40. Amanhã, o funcionamento será das 8h00 às 17h00.