Famílias passam o fim de semana acampadas em porta de creches em busca de vagas para os filhos em MT

377 0

Do: G1 MT

Matrículas para novas vagas nas unidades educacionais de Rondonópolis começam nesta segunda-feira (17).

Famílias de Rondonópolis fazem acampam em frente as creches em busca de vagas — Foto: Argemiro Pires/TVCA

Pais que buscam vagas para os filhos, nas creches de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, passaram o final de semana acampadas em frente às unidades. Embora as matrículas só comecem nesta segunda-feira (17), muitas famílias começaram a chegar na manhã de quinta-feira (13).
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, para 2019, serão ofertadas 3.800 vagas nas creches, para crianças de 0 a 3 anos. Já para a pré-escola, que recebe crianças de 4 e 5 anos, serão ofertadas 5.700 vagas.
Uma das unidades onde os pais estão acampados é a Luiz Henrique Dias, Jardim Participação 2. Para esta creche serão disponibilizadas 16 novas vagas, para crianças entre seis meses até um ano e oito meses, para os demais não há mais vagas nesta unidade.

Em outras duas unidades os pais estão dormindo na porta para tentar conseguir a vaga. Uma é Márcia Gleibe Ribeiro Clara Souto, no Bairro Jardim Liberdade. A outra é o Centro Popular de Ação Comunitária São José (CPAC), no Conjunto Habitacional São José.
Segundo a prefeitura, na Umei Henrique Dias Bulhões, são ofertadas 131 vagas. Devido à mudança de fase escolar dos alunos, nesta unidade, 26 vagas ficarão disponíveis para crianças de seis meses a um ano.
Já na Umei Pequenos Brilhantes, são oferecidas 200 vagas, sendo que 52 também serão destinadas a alunos de seis meses a um ano.
A secretaria enfatizou que atender os candidatos a novas vagas por ordem de chegada em filas é a maneira mais justa e transparente de contemplar a todos os que buscam uma vaga na Rede Municiapal de Educação.