Falha em radar afeta voos nos aeroportos de Congonhas e de Cumbica, em SP

378 0

Do: G1 SP
Infraero diz que problema ocorreu entre 10h46 e 11h32, e que as operações voltavam a ser normalizadas pouco antes do meio-dia. Causas da pane não foram informadas.

*Aviões em solo em Congonhas durante pane em radar (Foto: Reprodução/TV Globo)

Um problema no radar afetava os pousos e decolagens nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e de Cumbica, em Guarulhos, na manhã desta sexta-feira (20). De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a falha suspendeu os voos entre 10h46 e 11h32. As causas da pane não foram informadas.
Segundo a estatal que administra o terminal paulistano, tanto as decolagens como os pousos voltaram a ser realizados pouco antes do meio-dia.
O problema afetava também as operações em Cumbica, na região metropolitana. Segundo a assessoria do GRU Airport, que administra o aeroporto, os voos foram afetados a partir das 10h50.
Outra falha
No fim da noite de quinta (19), uma falha semelhante, também no radar de São Paulo, afetou as operações em Cumbica. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero em Brasília, o problema ocorreu entre 23h30 e 0h25 desta sexta.
Congonhas não foi afetado por essa primeira pane porque o aeroporto fecha diariamente às 23h.

*Painel em Cumbica mostra voos cancelados (Foto: G1/G1)

Outros aeroportos
Ao menos um voo com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior, foi desviado para Navegantes (SP) devido à falha no radar. De acordo com a assessoria de imprensa de Viracopos, um voo que saiu de Belo Horizonte às 11h10 com destino final Campinas foi desviado para Navegantes.
A pane provocou reflexos também no Aeroporto Internacional de Brasília. De acordo com a Inframerica, até o meio-dia um voo havia sido afetado. O pouso da aeronave da Azul, voo AZU9076, foi cancelado. Ao longo do dia, o aeroporto JK recebe 18 voos chegando de Guarulhos e 19 voos saem da capital federal em direção a Congonhas.
A assessoria do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou que, até as 12h, cinco voos estavam com atrasado superior a 30 minutos para São Paulo.