F1: Alonso vence 3ª no ano e dispara na ponta

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Fernando Alonso

G1

 
Espanhol abre maior vantagem na liderança até o momento

 

Fernando Alonso está de bem com a vida. Divorciado da cantora Raquel del Rosario desde o fim de 2011, o espanhol apareceu de namorada nova em Hockenheim, a modelo russa Dasha Kapustina, de 22 anos. Se a fase é boa fora da pista, dentro dela é ainda melhor. Pole position, o bicampeão mundial venceu de ponta a ponta o GP da Alemanha e abriu a maior vantagem vista até agora no ano. Com dez das 20 corridas realizadas, Alonso lidera com 154 pontos, 34 a mais que Mark Webber, da RBR. Jenson Button, da McLaren chegou a ameaçá-lo nas últimas voltas, mas o piloto da Ferrari conseguiu administrar a diferença até a bandeirada, para faturar a terceira corrida em 2012, a 30ª na carreira. Na penúltima volta, o inglês ainda foi superado por Sebastian Vettel, da RBR, e terminou em terceiro. O alemão superou Button por fora e a manobra está sob investigação da direçao de prova.

Se o sábado foi ruim para Felipe Massa e Bruno Senna, o domingo conseguiu ser ainda pior. Os dois se envolveram em acidentes logo na primeira volta. Massa quebrou o bico da Ferrari ao se chocar na STR de Daniel Ricciardo na largada e Bruno tocou na Lotus de Romain Grosjean algumas curvas depois. O brasileiro da Ferrari completou a prova na 12ª posição, enquanto Bruno foi apenas o 17º.

Quem também não teve um bom dia foi Lewis Hamilton. Em seu 100º GP da carreira, o britânico não teve motivo nenhum para celebrar. Sofreu com um pneu furado no início da corrida, caiu para o fim do pelotão e abandonou a nove voltas do fim, com problemas mecânicos.

A Fórmula 1 volta no próximo fim de semana, para o GP da Hungria, válido pela 11ª etapa da temporada.

Brasileiros começam mal

Foi um início de prova muito movimentado em Hockenheim. Enquanto Alonso manteve a ponta na largada, os pilotos da casa, Vettel e Schumacher, brindaram a torcida alemã com um belo duelo na primeira volta. Já para os brasileiros, o começo foi péssimo. Massa tocou a STR de Ricciardo logo na primeira curva e perdeu a asa dianteira da Ferrari. Segundos depois, Bruno se chocou com a Lotus de Grosjean e danificou o bico e o pneu dianteiro esquerdo de sua Williams. Os dois tiveram que seguir para os boxes e caíram para o fim do pelotão.

E no sobe e desce das primeiras voltas, Pérez e Button foram os destaques positivos.

Partindo da 17ª colocação do grid, o mexicano emendou uma sequência de ultrapassagens e, em poucas voltas, já se encontrava entre os dez primeiros. Button também ganhou posições importantes. Sexto na largada, o britânico ultrapassou Schumi na 11ª volta para assumir a terceira colocação.

Após a primeira rodada de pit stops, Alonso manteve a ponta, três segundos à frente de Vettel. Button era o terceiro, seguido por Raikkonen, que fazia boa prova após largar em 10º. Atrás deles vinha Schumacher. Prejudicados no começo da prova, Massa, Hamilton, Grosjean e Senna apareciam, respectivamente, em 17º, 18º, 20º e 21º.

Hamilton “penetra”

Na 28ª volta, Vettel colou em Alonso. Mas no meio da briga pela liderança, apareceu um intruso chamado Hamilton. O piloto da McLaren havia levado uma volta dos dois primeiros colocados, mas estava mais rápido. Na 35ª volta, o britânico não tomou conhecimento de Vettel e tirou a volta de desvantagem. Apesar de inusitada, a manobra de Hamilton não era irregular. Quem lucrou com isso foi o companheiro dele, Button, que se aproximou dos dois primeiros colocados.

Manobra polêmica de Vettel

E os segundos perdidos por Vettel fizeram falta. Após mais uma parada nos boxes, o alemão voltou lado a lado de Button, mas não conseguiu segurar a segunda colocação. O inglês partiu para cima de Alonso e chegou a reduzir a diferença para menos de 1s. Entretanto, o espanhol conseguiu administrar a vantagem e cruzou na primeira colocação. Na penúltima volta, Vettel deu o troco em Button e terminou em segundo. Mas a manobra do alemão, usando a área de escape, gerou reclamações por parte do britânico e está sob investigação pela direção de prova.

O finlandês Kimi Raikkonen completou a corrida em quarto, após ter largado na décima posição. A dupla da Sauber, Kamui Kobayashi e Pérez, também se destacou escalando o pelotão. O japonês largou em 12º e chegou em quinto, enquanto o mexicano partiu da 17ª posição para terminar logo atrás do companheiro.

Confira o resultado final do GP da Alemanha (67 voltas):

1 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1h31m5s862
2 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 3s732
3 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 6s949
4- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 16s409
5 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 21s925
6 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 27s896
7 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 28s960
8 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 46s900
9 – Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 48s100
10 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 48s800
11 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 59s200
12 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1m11s400
13 – Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – a 1m16s800
14 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – a 1m16s900
15 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 1 volta
16 – Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
17 – Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1 volta
18 – Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 1 volta
19 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 2 voltas
20 – Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 3 voltas
22 – Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 3 voltas
23 – Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 3 voltas

Não completou

24 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – abandono na volta 58

 

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