Extrema direita comemora a vitória de Trump

252 0

A reação de Le Pen foi uma das primeiras na Europa ao resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos

Marine Le Pen durante um grande comício realizado em Paris (Kenzo Tribouillard / AFP/VEJA/VEJA)
Marine Le Pen durante um grande comício realizado em Paris (Kenzo Tribouillard / AFP/VEJA/VEJA)

Políticos da extrema direita europeia gostaram da escolha dos eleitores americanos. A líder ultradireitista francesa Marine le Pen felicitou nesta quarta-feira o republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. “Felicitações ao novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao povo americano livre”, afirma o tweet de felicitação de Marine le Pen divulgado em sua rede social.

No Reino Unido, que recentemente também enfrentou uma votação surpreendente, o líder do partido de direita populista Ukip, Nigel Farage, afirmou que a vitória do republicano “é maior que o Brexit”. “Não estou particularmente surpreso porque a classe política é vilipendiada em grande parte do Ocidente, a indústria de pesquisas está falida e a imprensa simplesmente não acordou com o que está acontecendo no mundo”, completou Farage.

“Passo o bastão a @RealDonaldTrump! Muitas felicitações. Foi uma campanha muito corajosa”, tuitou o líder do partido antieuroepeu e antimigração Ukip, que aconselhou o candidato republicano e participou em vários comícios do magnata nas últimas semanas.

O dirigente máximo do partido de extrema direita holandês PVV, Geert Wilders, também felicitou o republicano. “Parabéns Donald Trump. Tua vitória é histórica e para todos nós”, disse Wilders em mensagem na rede social Twitter. O líder holandês se referiu à vitória de Trump como uma “revolução”. “Nós também devolveremos nosso país aos holandeses”, acrescentou em referência ao lema que o candidato do partido republicano utilizou em sua campanha eleitoral para chegar à Casa Branca.

Na Itália, o diretor do partido de extrema-direita Liga Norte, Matteo Salvini, afirmou que a vitória do republicano Donald Trump significa “a revanche do povo” contra os banqueiros, os especuladores, as pesquisas e os jornalistas. “O povo ganha os poderes fortes por 3 a 0”, disse o líder do partido xenofóbico italiano em entrevista “.

Não de maneira inesperada, o polêmico presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, também felicitou Trump e expressou seu desejo de “melhorar as relações” entre ambos países. As tradicionais boas relações dos EUA e Filipinas atravessam um momento delicado sob a presidência de Duterte, que começou em 30 de junho para um mandato de seis anos. Duterte, inclusive, xingou o presidente Barack Obama de “filho da p***”.

(Com agências EFE, Reuters e AFP)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *