Explosão em mina na Turquia deixa pelo menos 157 mortos

620 0

Segundo autoridades, esse deve ser o pior acidente da mineração do país nos últimos anos

Desabamento de mina de carvão: equipes de resgate bombearam oxigênio para dentro da mina para tentar manter vivos aqueles que ainda estão presos
Desabamento de mina de carvão: equipes de resgate bombearam oxigênio para dentro da mina para tentar manter vivos aqueles que ainda estão presos

Uma explosão seguida de um incêndio em uma mina de carvão no oeste daTurquia matou 157 mineiros e deixou centenas de presos sob os escombros nesta terça-feira, disse uma autoridade local, no que deve ser o pior acidente da mineração do país nos últimos anos.

Equipes de resgate bombearam oxigênio para dentro da mina para tentar manter vivos aqueles que ainda estão presos, enquanto milhares de familiares e colegas de trabalho, clamando por informações, se reuniram em frente ao hospital da cidade, atrás de uma linha de isolamento.

A explosão na unidade de energia da mina em Soma, cerca de 120 quilômetros a nordeste da cidade costeira de Izmir, provocou uma queda de eletricidade, deixando os elevadores fora de serviço e centenas de mineiros presos no subsolo.

Não ficou imediatamente claro se o incêndio havia sido controlado.

Cengiz Ergun, prefeito da província de Manisa, onde Soma está localizada, disse que quase 600 trabalhadores estavam no subsolo no momento da explosão. Citando autoridades de saúde na entrada da mina, ele disse à emissora CNN Turk que 157 mineiros haviam morrido.

Funcionários do governo disseram à Reuters que 104 pessoas foram confirmadas mortas e que 54 estavam feridas, mas afirmaram que o número provavelmente aumentaria. A agência de resposta a desastres da Turquia (AFAD) disse anteriormente que 17 mineiros haviam morrido.

O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, cancelou uma viagem de um dia para a Albânia, prevista para quarta-feira, e visitará o local do desastre, disseram fontes do seu gabinete.

“Os esforços de resgate para os nossos irmãos na mina estão em andamento… se Deus quiser, nas próximas horas, espero receber notícias promissoras”, disse Erdogan durante um discurso em uma cerimônia na capital, Ancara, antes de que a extensão do desastre ficasse mais clara.

Devido ao fato de que a explosão ocorreu durante uma mudança de turno, havia incerteza sobre o número exato de mineiros que ainda estariam lá dentro, mas a agência colocou o número em mais de 200.

“Ar fresco, oxigênio está sendo bombeado para dentro da mina. Esta é a coisa mais importante para os nossos trabalhadores lá em baixo”, disse o ministro da Energia, Taner Yildiz, a jornalistas, a caminho de Manisa.

“Estamos enfrentando contaminação por dióxido de carbono e monóxido de carbono… Temos que tirar os nossos amigos de lá rapidamente.” O pior acidente de mineração da Turquia aconteceu em 1992, quando uma explosão de gás matou 263 trabalhadores na província de Zonguldak, na região do Mar Negro. O país tem um histórico muito ruim de saúde e segurança na área de mineração, particularmente de carvão.

Em maio de 2010, outra explosão de gás matou 30 mineiros, mais uma vez, na província de Zonguldak.

Exame

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *