EUA multam Toshiba em US$ 87 mi por combinar preços

268 0
TV LCD da Toshiba

Agencia EFE

 
Companhia japonesa foi considerada culpada de práticas anticoncorrência relacionadas à venda de painéis LCD, mas promete recorrer da decisão
Um tribunal da Califórnia, nos Estados Unidos, multou a Toshiba em 87 milhões de dólares por considerar que a fabricante japonesa combinou com outras companhias os preços de painéis LCD, informou nesta quarta-feira a própria empresa em comunicado
Na nota, a Toshiba explica que uma corte da cidade de São Francisco emitiu um veredicto contra a companhia “devido a supostas práticas anticoncorrência no setor LCD”. No entanto, o texto acrescenta que a empresa “sustentou de forma consistente que não houve nenhuma atividade ilegal por sua parte no setor de LCD nos EUA, e continua mantendo esta postura”.
A fabricante de eletrônicos afirma ainda que irá dar entrada com os recursos legais “para corrigir o erro” do veredicto. A Toshiba também declarou que não revisará suas previsões de resultados para o ano fiscal de 2012 – que se encerra em março de 2013 – devido à sentença.
O caso – O processo contra a Toshiba foi iniciado depois que vários compradores de painéis LCD e produtos relacionados nos EUA apresentaram à Justiça uma queixa conjunta em 2007 contra um grupo de companhias que teriam se organizado para manter os preços elevados.
Várias fabricantes, incluindo as japonesas Hitachi e Sharp e a sul-coreana Samsung, reconheceram sua responsabilidade e chegaram a acordos para pagar compensações aos consumidores e organismos afetados, enquanto a Toshiba rejeitou a acusação e decidiu enfrentar o processo judicial.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *