Estado assume gestão de hospital regional após secretário encontrar local sem remédios e com estrutura precária

378 0

Foto: Christiano Antonucci/ Gcom MT

*Secretário Gilberto Figueiredo

 

 

O novo secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, fez a primeira mudança drástica da pasta na gestão de Mauro Mendes (DEM) e anunciou que, a partir da próxima sexta-feira (03), o Hospital Regional de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá), será gerido pelo Executivo e não mais pela empresa Gerir.

Na última quarta-feira (02), durante o seu primeiro dia no cargo, o secretário viajou até a unidade hospitalar no interior do Estado e encontrou diversas irregularidades, como: má-gestão, falta de medicamentos, precariedade estrutural e atraso no pagamento de salários.

“Fiz reuniões com os gestores, com os técnicos, médicos e servidores e concluí que a melhor alternativa é a secretaria de Saúde passar a gerir a unidade”, destacou o secretário. A intenção é conseguir uma redução de gastos da unidade na ordem de 30%, por meio da retomada da administração.

O secretário ressaltou que o hospital regional conta com uma equipe de cerca de 700 servidores e custa quase R$ 9 milhões ao mês aos cofres do Estado. Este valor, conforme Gilberto, será reduzido por meio da revisão, rescisão e renegociação dos contratos com os prestadores de serviços.

“Nós serviços com alimentação e lavanderia, por exemplo, podemos diminuir a despesa em mais de 50%”, explicou. O secretário deve definir nos próximos dias o servidor que ficará responsável pela direção do hospital.