Entrevista com o Secretário de Esportes do Municipio, Joami Cabelera.

103 0
Secretário de Esportes, Joami Betim Cabelera

  

Entrevistamos hoje, 17 de Maio, o Secretário de Esportes Joami Betim Cabelera, sobre o desenvolvimento dos atletas em Campo Verde:

 

 

CVNews:  Joami, boa tarde: Primeiramente eu gostaria de saber como está o desenvolvimento do esporte amador em Campo Verde ?

Joami:  Bom, a gente já vem acompanhando o esporte amador já de longa data, e com todo o aparato e suporte que tivemos da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes, a gente notou um grande crescimento, principalmente nas categorias de base. Nas categoria de base hoje, nós temos grandes referencias, um desenvolvimento muito bom nos últimos anos, dando suporte a seleções estaduais e até mesmo a seleções nacionais.

CVNews:  Como tem sido o desempenho dos nossos atletas, nas competições que eles tem disputado lá fora ?

Joami:  Hoje nós temos um ranqueamento geral, nós temos tido grandes resultados. Essa semana nós fomos agraciados com mais um, que foi a convocação do atleta Rodrigo Ribeiro, do basquete, que irá disputar o Campeonato Brasileiro de Basquete, defendendo a seleção matogrossense. O único representante de Campo Verde, convocado para a seletiva,  45 atletas convocados para a seletiva, destes 45, 12 foram convocados para compor a seleção, e entre os 12 está o atleta Rodrigo Ribeiro, isto só no Basquete.
A gente pode elencar as modalidade na qual nós tivemos a melhor participação de campeonato brasileiro regional, chegando a 07 finais, conseguimos um campeão, mas chegamos a sete finais de campeonato brasileiro. Destes garotos, 02 deles estão viajando para o Espirito Santo nesta semana, para disputar o campeonato brasileiro geral, com grandes chances de medalha, e já na semana que vem estaremos encaminhando mais 04 atletas do judô também para Porto Alegre, para disputar o outro campeonato brasileiro da categoria sub 23, então estamos com uma base muito boa, o judô é o carro chefe hoje da secretaria sem sombra de dúvida. Somos heptacampeão estadual, caminhando para sermos octacampeão estadual, graças ao todo trabalho de base sendo bem feito.

CVNews:  Os melhores resultados aparecem nos esportes coletivos ou individuais ?

Joami:  Nos esportes individuais com certeza, nos esportes individuais nos temos atletas campeões mundiais, como é o caso do Anderson, o Guilherme Araujo que foi campeão mundial de Jiu-Jitsu, tivemos o atleta Róbson Pena, que é campeão brasileiro e pan-americano de judô, o Alan que faz parte da seleção brasileira de Handebol, fora as convocações para seleções a nível estadual e brasileira, e que para as seleções estaduais estamos sempre fornecendo atletas de Campo Verde no Handebol, Basquetebol, Voleibol,  de 2005 para cá, nós sempre estamos tendo a presença de vários atletas convocados para estas seleções.

CVNews:  Quais competições estão por vir daqui para a frente ?

Joami:  A partir da semana que vem, já na segunda feira, já se inicia os jogos escolares municipais, classificatórios para a fase regional, e que também será em Campo Verde, envolvendo 11 municípios da nossa região, onde as escolas irão para um embate, definindo o campeão que irá representar a escola e o município que irão para os jogos regionais. É uma seletiva para o regional, posteriormente estadual e assim sucessivamente. Logo em seguida, no inicio de Junho, teremos o campeonato estadual de Judô, a segunda fase, segunda etapa, aqui em Campo Verde, estamos aguardando mais de 600 atletas, dando sequencia, teremos o campeonato estadual de Jiu-jitsu, na qual tivemos uma participação no último final de semana, onde fomos vice campeão da primeira etapa. 

CVNews:  Como está o calendário esportivo até o final do ano ?

Joami:  Tem muito a acontecer até o final do ano, dia 29 de Junho, já ocorrerá o Congresso Técnico dos Jogos Abertos de Futsal,  e no dia 30 o Congresso Técnico do Campeonato Amador de Futebol, o regulamento e as fichas de inscrições já estão á disposição na secretaria, tanto a amador municipal de futebol, bem como o futsal aberto, já temos confirmado no futsal as equipes de Dom Aquino, Primavera e Jaciara, faltando as equipes da casa confirmarem sua presença.

CVNews:  Hoje, qual o número de atletas ou alunos, que participam das escolinhas esportivas ?

Joami:   Hoje nas nove modalidades que a Secretaria de Esportes trabalha efetivamente, nós estamos com mais de 2.000 atletas praticando as nossas modalidades, alunos de 06 até 17 anos de idade.

CVNews:  Hoje, se compararmos nossos atletas, com atletas de outros municípios dentro do estado, em que nível nossos atletas se encontram ?

Joami:  Hoje eu não tenho receio de falar, que estamos no mesmo nível que atletas da região Norte do estado, a região norte é o forte geralmente do estado, devido as constantes competições e o nível alcançado por elas. Com isto, eles incentivam ainda mais a prática esportiva, principalmente na base. Então nós e Primavera do Leste, temos o trabalho que mais se destaca na região sul, Rondonópolis com mais de 100 mil habitantes, não tem o trabalho que nós temos aqui, isso é uma gratificação muito grande para a gente, como professor de educação física, em função da própria administração que procura incentivar e desenvolver essa prática.

CVNews:  Joami, você não tem receio, que para o próximo ano, com um novo governo, alguns destes projetos em andamento fiquem pelo caminho ?

Joami:  Eu acredito muito que a fomentação  tenha sido bem feita, mas vai depender muito dos próximos gestores, tanto da pasta e da administração pública, mas o legado vai ficar: o legado da questão  qualidade de vida, das conquistas que tivemos de 2005 para cá, que são inúmeras conquistas, tivemos mais de 18.000 crianças que passaram por nossas escolinhas neste período, isso é muito importante porque nós não formamos apenas atletas, formamos também cidadãos, este é um grande mérito desta administração que vai deixar este legado, e eu espero imensamente que não seja esquecido daqui para a frente, porque ficará toda essa história, e deixaremos isto escrito em Campo Verde, por todas as conquistas que tivemos neste anos e por todos os profissionais envolvidos neste projeto.

CVNews:  Secretário, eu notei que estamos bem nos esportes, eu pergunto agora o porquê de o Ginásio de Esportes não ter recebido nenhuma reforma nestes anos ?

Joami:  Nós estamos já com um projeto em andamento, uma parceria da Prefeitura Municipal e a própria AMM (Associação dos Municípios Matogrossenses), já estamos buscando recursos para que haja uma grande reforma, para que nos próximos meses possamos fazer um grande evento de magnitude nacional,  para que possamos trazer a este espaço tão belo, que é o ginásio Jouber Isaias Romancini, um espetáculo maravilhoso, que Campo Verde na verdade merece, já estamos com o projeto em andamento e acreditamos que possamos concluir até o inicio de Agosto, para darmos o pontapé inicial.

CVNews:  Joami, estivemos recentemente com o presidente do Kart Clube de Campo Verde, o Marcão, e ele me mostrou com certa animação,  uns projetos prontos da pista de kart, como andam a execução destas obras ?

Joami:  Nós estamos aguardando agora, a fase de término das chuvas para podermos trabalhar na pista, não poderíamos trabalhar lá agora, pois seria desperdício de dinheiro, estamos aguardando o inicio do período da seca, para podermos concluir a obra, acreditamos que até meados de Agosto possamos entregar a pista pronta para a Associação fazer uso e fruto, nos mesmos moldes que fizemos com o Motocross, a administração do kartódromo ficará a cargo do Kart Clube, a prefeitura irá entregar a estrutura pronta de acordo com a lei, aprovada pela Câmara Municipal, passando por todos os trâmites legais, para que a associação possa usufruir de toda a estrutura que será montada no kartódromo, e esperamos um grande evento para o dia da inauguração.

Muito Obrigado Joami pela entrevista.