Encontro de Influenciadores e Entusiastas do Agro reúne líderes em formação com os que estão no mercado  

413 0

Na última sexta-feira (31.08), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) promoveram mais um Encontro de Influenciadores e Entusiastas do Agro. Com um formato diferenciado e o objetivo de valorizar a troca de experiência, o evento reuniu na bancada de palestrantes, o diretor administrativo e financeiro da Famato, Vilmondes Tomain, o gestor técnico do Imea, Paulo Ozaki e a diretora do Sindicato Rural de Cáceres, Ida Beatriz Machado de Miranda e Sá. Do outro lado, na plateia, estavam os participantes da do Programa Academia de Liderança 2018.
Para Tomain, participar do Encontro de Influenciadores e Entusiastas do Agro é a oportunidade de fundir o trabalho de quem está atuando nas entidades com aqueles que estão em formação. “Neste momento é importante unir forças. Falar sobre o que fazemos e como ajudamos a solucionar os problemas que atrapalham o andamento do agronegócio é uma experiência muito interessante”.
A diretora do Sindicato Rural de Cáceres, Ida Beatriz Machado de Miranda Sá, acrescenta que participar do Influenciadores e Entusiastas do Agro fez com que ela percebesse que os novos líderes estão preocupados em fazer o trabalho de base, participar dos eventos e dos conselhos e entidades para se integrar nos grupos, aumentar a disseminação de informação e opinar na tomada de decisões.  “O líder tem a missão de fortalecer o agronegócio. Este setor é responsável por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), 37% dos postos de trabalho ofertados e 44% da exportação”. Ela destaca ainda que ficou impressionada com a maturidade e o preparo dos novos líderes. “Nosso propósito é esse mesmo. Nós todos juntos e unidos para fortalecer o agro”.
Mesmo sem uma pauta definida, os participantes trouxeram assuntos como contribuição sindical, meio ambiente, cenário econômico e várias outras dificuldades que enfrentam no cotidiano. O gestor técnico do Imea, Paulo Ozaki falou sobre as particularidades do estado. “Esta troca de experiência agrega tanto para nós que estamos ocupando cargos dentro do sistema, como para aqueles que estão se formando e se capacitando para nos suceder.  É importante entender a visão de todos. É legal poder responder os questionamentos deles”.
E os participantes aproveitaram para perguntar, pedir opinião e também para dividir as dificuldades que enfrentam no dia a dia. Greyce Cordeiro da Silva, presidente do Sindicato Rural de Castanheira conta que além da Academia de Liderança que deu a oportunidade de acessar informações e conhecimentos necessários para o trabalho que realiza junto ao Sindicato, o Encontro de Influenciadores e Entusiastas do Agro foi mais uma oportunidade. “A troca de experiência é uma coisa muito importante para nós. É nestas horas que surgem novas ideias e, de repente, até a solução para problemas que enfrentamos diariamente”.
Para os produtores Aurélio Sharp, de Cáceres, Bruno Kröning, de Jaciara e Ronaldo Veronese, de Juína, o Encontro de Influenciadores e Entusiastas do Agro é a oportunidade de obter conhecimento e aprender com a experiência dos outros. “Este formato mais informal nos dá maior liberdade para perguntar e, assim, poder levar cada vez mais informações para os nossos produtores”, enfatiza Kröning.  “É também a oportunidade de expor nossas dúvidas com os líderes mais experientes. Espero ter outras oportunidades como esta”, complementa Veronese.

Fonte: Assessoria de Imprensa