Embraer projeta aumento de vendas de aviões agrícolas em Mato Grosso

537 0

Embraer - Modelo Ipanema
De Sinop – Alexandre Alves

A Embraer aumentou as vendas de aviões agrícolas durante 2011. A divisão agrícola da empresa, que produz a aeronave Ipanema, registrou aumento – em âmbito nacional – de 45% nas entregas no ano passado, chegando a 58 unidades, e prevê repetir o bom desempenho em 2012.

O gerente de vendas da divisão agrícola da Embraer, Fábio Bertoldi Carretto, informou que a empresa vendeu 11 aviões Ipanema para clientes no Estado de Mato Grosso, durante o ano passado, e a meta é aumentar os negócios com os mato-grossenses.

“Historicamente, Mato Grosso tem um ótimo desempenho no agronegócio e isto tem se refletido nas vendas do Ipanema para a região. A meta da Embraer é aumentar o volume de negócios em 2012”, comentou.

As empresas de aviação agrícola têm buscado equipamentos novos. Mas uma das características ressaltadas por Fábio nas vendas em Mato Grosso é que, no Estado, a maior parte das vendas de aviões agrícolas é feita diretamente para os agricultores.

“Os produtores rurais estão se conscientizando que a pulverização aérea tem uma série de vantagens, pois cobre uma área bem maior no mesmo espaço de tempo e evita perdas por amassamento de plantas, por exemplo.”

Carretto diz que 95% das vendas são feitas por linhas de financiamento, como o Finame Agrícola, do Banco Nacional do Desenvolvimento e Social (BNDES), ou recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Conforme o gerente, o investimento para comprar um Ipanema com motor abastecido a etanol é de R$ 728 mil e, abastecido a gasolina de aviação, R$ 718 mil.

O Brasil tem a segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo, com cerca de 1,5 mil aeronaves. A Embraer já comercializou mais de 1,2 mil unidades do Ipanema. Sua evolução, com o desenvolvimento da versão que voa abastecida com etanol, transformou-o também em um símbolo de sustentabilidade, já que se trata do único avião no mundo com motor certificado para voar com etanol hidratado, o mesmo combustível utilizado em automóveis.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *