Em ato contra o governo, derrubada de estrutura de metal por manifestantes deixa morto na Nicarágua

446 0

Manifestantes protestam contra o governo há quase um mês. Árvores de metal colocadas pelo partido do presidente são derrubadas. Estrutura de metal foi derrubada por manifestantes contrários ao governo da Nicarágua nesta quarta-feira (17)
Inti Ocon/AFP
Manifestantes nicaraguenses se reuniram na quarta-feira (17), mais uma vez, para derrubar uma grande estrutura de metal no formato de uma árvore de nove toneladas. Com a derrubada, um homem ficou preso sob os ferros e morreu.
Desde que as manifestações contrárias ao governo começaram, há quase um mês, os manifestantes já derrubaram e queimaram 16 dessas estruturas. As enormes decorações foram instaladas perto de monumentos históricos com especial significado político para o partido do presidente Daniel Ortega, a Frente Sandinista de Libertação Nacional. Elas foram instaladas por iniciativa da vice-presidente e primeira-dama, Rosario Murillo, com o custo de US$ 25 mil cada.
Reunidos no Centro Modero de Manágua, centenas de pessoas utilizaram uma máquina de soldar para queimar os parafusos, uma serra metálica de mão e cordas grossas para derrubara a estrutura.
Segundo constatou a Agência Efe, uma pessoa morreu ao ficar sob a estrutura metálica, entre 15 e 20 metros de altura, que faz parte de uma “floresta” que começou a “brotar” em meados de 2013 em pontos estratégicos da Nicarágua e que agora são cerca de 140 em todo o país.
Nos primeiros instantes, as pessoas não perceberam que alguém tinha ficado preso e subiram em cima da árvore, como de forma habitual, para protestar contra o governo. Até que um grupo avisou do que acontecia, então os manifestantes se retiraram e começaram a levantar a estrutura para tirar a vítima.
Os rostos anestesiados foram reproduzidos entre os presentes ao saber o que tinha acontecido com a vítima, identificada pelo Hospital Vivian Pellas como o cineasta guatemalteco Eduardo Spiegler, de 30 anos.
De acordo com os médicos, o homem faleceu de “uma lesão cerebral traumática, com explosão de massa cefálica, descolamento do membro inferior e trauma múltiplo”.
A Nicarágua espera que o diálogo nacional, que será retomado na sexta-feira, encerre uma crise causada por grandes manifestações a favor e contra Ortega, que registrou entre 58 e 65 mortes em quase um mês.