Em 2018 SENAR-MT e parceiros realizarão 57 Mutirões Rurais

399 0
Assessoria de Imprensa/SENAR-MT

Em 2017 foram mais de 22 mil pessoas atendidas, em 57 eventos do Mutirão Rural, um programa especial realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) há mais de 20 anos junto com os mais diversos e variados parceiros. As palestras do programa de educação e saúde para homens e mulheres mobilizaram cerca de 2.500 pessoas e foram realizados, pelo menos, 2.352 exames preventivos. Destes, 1.616 foram para os homens e 736 para as mulheres.
Para 2018, estão programados 57 Mutirões Rurais e a expectativa é atender pelo menos 28 mil pessoas. “Nossa meta é realizar mais de 130 mil serviços neste ano, entre março e julho de 2018, período em que serão realizados os Mutirões Rurais em Mato Grosso”, enfatiza o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio. O primeiro acontece já no próximo dia  08 de março, em Porto Estrela, município da regional do SENAR-MT, de São José dos Quatro Marcos.
Ao todo são ofertados 30 tipos de serviços. Dentre eles, atendimento médico e odontológico, palestras de orientação para a saúde, fotografia 3X4, emissão e plastificação de documentos. Mas não é só isso. “Contamos ainda com diversos outros serviços ofertados pela prefeitura e também pelos sindicatos rurais de cada município onde o evento é realizado”.
No Mutirão Rural também é ofertado exames rápidos de glicemia, colesterol e trigliceris. Há ainda atividades lúdicas para as crianças, corte de cabelos, jogos educativos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica. Outros serviços como a emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também são oferecidos no Mutirão Rural.
Além disso, com o intuito de orientar o assentado, é feita a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). “É muito importante para o produtor e trabalhador rural ter todos estes serviços num só local e no mesmo dia”, diz Celidonio. “Mas para realizar  todos estes serviços, o SENAR-MT conta com dezenas de parcerias”.
Para este ano, o Mutirão Rural conta com a parceria do Procon, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rotary, Defensoria Pública e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri). Para 2018 também foi agregado à lista dos parceiros do Mutirão Rural, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Justiça Comunitária, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
O Mutirão Rural é um dos programas mais antigos do SENAR-MT. Entre 2011 e 2017 levou serviço e cidadania para mais de 1.2 milhão pessoas. Nos últimos três anos foi registrado crescimento no número de eventos, pessoas atendidas e atendimentos.
Em 2016 foram feitos 52 eventos, atendidas 14.994 pessoas e prestados 81.794 tipos de serviços. Já em 2017, o SENAR-MT e parceiros fizeram 56 eventos, onde foram atendidas 22.452 pessoas e realizados 110.162 serviços. Já a estimativa para 2018 é a realização de 57 eventos, 28 mil pessoas atendidas e mais de 130 mil serviços prestados ao homem do campo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SENAR-MT

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *