Edital de Culturas Populares do Minc premia mestres e iniciativas de Mato Grosso

450 0

Mato Grosso tem grande representatividade no resultado do Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura. Nesta edição, que homenageou a cantora pernambucana Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco (in memoriam) destinou R$ 10 milhões a 500 iniciativas culturais de mestres, mestras, grupos e instituições privadas sem fins lucrativos.

Cada um dos vencedores recebe R$ 20 mil. Dentre os premiados de Mato Grosso, Dona Domingas do Flor Ribeirinha (Cuiabá), Alcides Ribeiro dos Santos (Santo Antônio de Leverger), artista da viola do cocho e Tomaz Flaviano da Silva (Cuiabá), do projeto Musicalização Através da Viola de Cocho foram homenageados na categoria Pessoa Física de mestres e mestras.

O resultado foi divulgado na edição de 22 de outubro do Diário Oficial da União. Já na categoria Grupos e Comunidades, foram premiados o grupo de siriri Passo Miudinho (Várzea Grande), Grupo Estrela Guia (Várzea Grande) e Renascer do Espírito Santo (Juína).

Por fim, na categoria pessoas jurídicas com ações comprovadas em ação cultural receberão o prêmio Culturas Populares, a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (Várzea Grande), Grupo Teatral de Tangará da Serra, Associação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia (Cuiabá), Federação dos Grupos de Cururu e Siriri de Mato Grosso (Cuiabá) e a Associação Cultural Itinerante de Ações (Várzea Grande).

O QUE É CULTURA POPULAR

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define Cultura Popular como “o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural, fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social”. Engloba folclore, cultura oral, cultura tradicional e cultura de massa.

Entre manifestações da cultura popular brasileira já registradas – ou em processo de registro – como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão: Literatura de Cordel, Frevo, Bumba meu boi, Jongo, Fandango Caiçara, Tambor de Crioula, Congadas de Minas, Cocos do Nordeste e Marujada de São Benedito.