Doações para Fundo Criança dão oportunidades para 3 mil crianças em projetos sociais

561 0

 

 

Energisa Mato Grosso é certificada como Empresa Socialmente Responsável por apoiar o Fundo

Cerca de três mil crianças e adolescentes de Cuiabá em situação de vulnerabilidade estão tendo a oportunidade de construir um futuro melhor em projetos que desenvolvem não só aptidões esportivas e culturais, mas que trazem um aprendizado de vida e de disciplina. Essa realidade só está sendo possível por meio de doações ao Fundo Criança de Cuiabá, que podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas. Atualmente, o Fundo possui mais de 20 projetos cadastrados, com aulas de violão, flauta, karatê, vôlei, inclusão digital, entre outros.
A Energisa abraçou essa causa e tem buscado fazer a diferença contribuindo para o andamento dos projetos e por mais qualidade de vida para aqueles que participam deles. Por esse empenho, foi certificada empresa socialmente responsável pelo Conselho Municipal dos Direitos da Infância e da Adolescência de Cuiabá (CMDCA) no dia 17 de agosto, quando instituições que apoiam os projetos foram homenageadas no evento que celebrou os 27 anos do Estatuto da Criança e Adolescente.
O presidente do Conselho, Jader José Martins Moraes, explica que as doações fazem diferença para crianças que estão em situações de vulnerabilidade social e que podem ser feitas por meio de renúncia fiscal. Dessa forma uma parte do quantia que seria para pagar o imposto de renda é destinada em ações realizadas em Cuiabá. “Demos o certificado de Empresa Socialmente Responsável para dar transparência e divulgar para a sociedade a importância destas doações. Nossos projetos são todos com foco em um futuro melhor para crianças e afastá-las dos perigos, já que não temos escolas públicas em tempo integral”, conta Jader.


Tulio Duailibi Alves de Souza, juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá – atualmente como juiz auxiliar da presidência, frisou que vale a pena investir nas crianças e chamou todos para refletir sobre o futuro. “Temos que combinar o discurso com a prática. Vamos incentivar a sociedade a passar um pouco do seu tempo com projetos como esses do Fundo Criança e divulgar a importância de fazer doações”, pontuou o magistrado.
A Energisa Mato Grosso investe em ações de Responsabilidade Social e Ambiental que gerem valores para a comunidade. Atualmente, há projetos na área da educação, do uso seguro e eficiência de energia, do esporte e da cultura. “Trabalhamos para levar energia elétrica e desenvolvimento para Mato Grosso e acreditamos piamente que não dá para ter sucesso no longo prazo sem contribuir para isso de uma maneira mais social e o futuro são as crianças. A iniciativa de contribuir com o Fundo garante que terão mais oportunidades, desenvolvendo aptidões e também o caráter e integridade, promovendo um país melhor. Esse é o nosso propósito”, diz Riberto.

Como doar – Qualquer pessoa física ou jurídica pode doar. Para ser beneficiado com incentivo fiscal, é preciso observar requisitos:
Pessoa física
Declaração do Imposto de Renda Completa: no ano exercício até 31 de dezembro – até 6% do IR devido. No calendário março/abril – até 3% do IR devido, no ato da declaração no sistema da Receita Federal (Resumo da declaração – doação Fundo Criança).
Pessoa Jurídica
No exercício até 31 de dezembro – até 1% do IR devido
Mais informações pelo site www.fundocrianca.mt.gov.br.

Crédito das Fotos: Gustavo Duarte

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *