“Do índio ao algodão” arrebata quatro prêmios no Festival Velha Joana

300 0

Depois de anos distante da cena teatral estadual, o Grupo Raio de Luz, do Departamento de Cultura de Campo Verde, retornou em grande estilo, concorrendo na categoria “Mostra Regional” do Festival de Teatro Velha Joana, em Primavera do Leste.

A peça “Do Índio ao Algodão”, que conta a história da colonização de Campo Verde desde os índios bororo até a chegada dos sulistas na década de 1960, ganhou quatro prêmios no Festival Velha Joana, que começou no dia 1º e terminou no último domingo (11), com a entrega dos prêmios.

O grupo de Campo Verde foi premiado como Destaque nas categorias Melhor Figurino, Melhor Cenário e Melhor Sonoplastia (João Bosco Nogueira Alves). Charles Pierre ganhou como Destaque Melhor Ator.

O Festival Velha Joana é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Primavera do Leste e este contou com a participação de 40 grupos e companhias de teatro de várias cidades de Mato Grosso e de outros estados, dividas nas categorias Mostra Regional, Mostra Panorama e Mostra Oficial.

Supervisora do Departamento de Cultura, Fátima Conti classificou os prêmios e o retorno do Raio de Luz aos festivais como de grande importância para o teatro de Campo Verde e destacou o empenho dos atores e da equipe técnica. “Acho que merecemos muito a premiação, pois houve o envolvimento total dos alunos e da equipe”, frisou.

Fátima também destacou o esforço do ator e diretor da peça, Charles Pierre e o ganho com a entrada na equipe técnica do músico e professor de violão do Departamento de Cultura João Bosco Nogueira Alves.

O elenco do Grupo Raio de Luz é formado, na sua maioria, por alunos que participam das aulas de teatro ofertadas pela Departamento de Cultura. No Festival Velha Joana, Bianca Martins Alexandre, Manuela Zancheta, Júlia Martins Alexandre, Poliana Stanga Corradini, Guilherme Souza, Isabella Cristine Pereira e Charles Pierre, atuaram na encenação da peça.

A equipe técnica teve João Bosco Nogueira Alves (música) e Sérgio Carvalho (Iluminação). Yuri Nitroyo, Isaias Florentino de Lara e Eduardo Oliveira, do grupo Abadá Capoeira, tiveram participação especial no espetáculo.