Dia de campo da Embrapa Agrossilvipastoril e Senar-MT será realizado em dois dias

551 0

Estão abertas as inscrições para o 8º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, realizado pela Embrapa e pelo Senar-MT, em Sinop (MT). Neste ano o evento será realizado em dois dias, em 19 e 20 de abril, com a mesma programação se repetindo neles.

De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Fernandes Júnior, o aumento para dois dias visa dividir o público, reduzindo o número de pessoas em cada estação técnica. A mudança se fez necessária devido ao crescimento do público nas últimas edições. No ano passado 776 pessoas participaram do dia de campo.

“Queremos justamente atender melhor o público. O objetivo é ter um número menor de pessoas por estação, para que elas possam ouvir melhor, para que possam se aproximar mais das tecnologias e para que possam até ter o conforto de estar na sombra”, explica Flávio Fernandes.

As inscrições antecipadas para o dia de campo podem ser feitas no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril. Ao preencher o formulário, o interessado deverá fazer a opção pelo dia em que irá ao evento.

No caso de caravanas de estudantes e produtores que se organizarem para participar, é preciso entrar em contato antecipadamente com a comissão organizadora, pelo e-mail agrossilvipastoril.eventos@embrapa.br, informando o dia de preferência da participação.

Programação

O 8º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária contará com a mesma estrutura dos últimos anos, com um circuito de quatro estações principais, com 40 minutos em cada uma delas, e um quinto momento no qual os participantes podem escolher entre quatro estações satélites ou podem retornar a uma das estações visitadas anteriormente.

Neste ano, pela primeira vez, a programação das estações principais será toda composta por resultados de pesquisas obtidos pela Embrapa Agrossilvipastoril, Unidade da Embrapa inaugurada há seis anos em Sinop.

Em duas delas serão abordados resultados da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), sendo uma com foco na pecuária de corte e outra na pecuária leiteira. Em outra estação, o tema será as opções de consórcios de gramíneas com leguminosas disponíveis para segunda safra e para boi safrinha em Mato Grosso. A quarta estação abordará a adequação ambiental por meio de estratégias para recomposição florestal.

Nas estações satélites o público poderá obter mais informações sobre pulses, como o feijão-caupi, grão-de-bico e mungo verde, e conhecer opções de cultivares de forrageiras lançadas pela Embrapa. Além disso, em uma estação serão apresentados resultados de pesquisas com rotação de culturas em sistema produtivo com algodão e em outra pesquisadores mostrarão como a informática tem ajudado no campo por meio de ferramentas como aplicativos e softwares.

O 8º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária é realizado pela parceria entre Embrapa e Senar-MT e conta com patrocínio da Acrinorte, Rede ILPF e Unipasto.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *