“Dia D” da vacinação contra a gripe será neste sábado

542 0

 

 

Ministério da Saúde enviou para Campo Verde apenas 15% das doses necessárias

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realiza neste sábado (12) o “Dia de D” da campanha de vacinação contra a influenza (gripe). A partir das 8h00, todas as unidades de saúde da área urbana estarão abertas para atender as pessoas que fazem parte do público alvo.

Devem ser prioritariamente imunizados, crianças com mais de seis meses e menos de 5 anos, mulheres com até 45 dias após terem dado à luz (puérperas), idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e gestantes, além de indígenas, trabalhadores do sistema prisional, presidiários e portadores de doenças crônicas mediante apresentação da indicação médica.

Na manhã de hoje (11) o secretário municipal de Saúde de Campo Verde, Altair Timóteo de Araújo, adiantou que a meta para o “Dia D” no município não será alcançada, uma vez que o Ministério da Saúde enviou apenas 1,2 mil doses da vacina, o que equivale a 15% do total necessário.

“Devido à grande demanda, à grande procura, no país inteiro há uma escassez da vacina. Foi distribuído para todas os municípios que são da nossa regional e nós recebemos uma quantidade abaixo da que esperávamos”, informou Timóteo.

Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um planejamento para atender o público alvo, porém, conforme frisou o secretário, quando as doses das vacinas acabarem nas unidades elas serão fechadas.

Timóteo ponderou que o envio de doses abaixo da quantidade necessária para o “Dia D” não deve comprometer o alcance total da meta estipulada para Campo Verde. “Desde que o Ministério da Saúde envie para nós as vacinas”, ressaltou.

O secretário tranquilizou a população, garantido que todas as pessoas que fazem parte do público alvo serão imunizadas até o final da campanha. “Na semana seguinte, assim que chegar novamente [as doses] retomaremos a vacinação dos nossos pacientes”, disse ele.

A campanha de vacinação contra a gripe, que começou no último dia 23, vai até o dia 30 de maio. Até agora, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 60% da meta de vacinação, que é de 8.284 pessoas, já foram alcançados.