De olho nos bons preços, produtores negociam próxima safra

392 0

 

Além do estoque mundial apertado, os Estados Unidos não vão aumentar muito a área com soja para a safra 2012/13, diz diretor da Aprosoja.

Os negócios no mercado internacional de soja retomaram a tendência de alta semana passada, por conta dos números divulgados pelo USDA, sigla em inglês para Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Os dados apontam uma baixa significativa para a safra mundial de soja 2011/12, reduzindo principalmente os números do Brasil e da Argentina. Dentro deste contexto, o diretor executivo da Aprosoja, Marcelo Duarte, alertou aos produtores de Tapurah, região norte de Mato Grosso, durante o Circuito Aprosoja, a importância de se planejar para aproveitar os bons preços e garantir a próxima safra da oleaginosa no estado.

“Os preços estão bons. Estamos vendo um cenário positivo para a soja neste momento e a tendência é que o próximo ano continue assim. Pois, além do estoque mundial apertado, os Estados Unidos não vão aumentar muito a área com soja para a safra 2012/13 e dependem da produtividade, que vai ter que ser muito boa, para garantir os estoques. O quadro de oferta e demanda mundial de soja está seriamente ajustado e isto está contribuindo para a sustentação dos preços da soja”, destacou Duarte durante sua palestra.

O reflexo desta retomada de alta nos preços da soja pode ser vista no volume comercializado antecipadamente para a safra 2012/13 em Mato Grosso. Segundo Marcelo Duarte, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que 45% da próxima safra do grão já está vendida.
“Normalmente o estado alcançava este percentual de comercialização antecipada em novembro, período em que a safra já está plantada. Estamos em maio e já chegamos a este número. Isso nos mostra que o produtor está cauteloso, que está maduro e fechando negócios antecipadamente para garantir a safra futura com segurança. É esta a mensagem que temos divulgado durante as rodadas de palestras do Circuito Aprosoja: planejamento”, ressaltou o diretor executivo da Aprosoja.

O produtor rural de Tapurah e 2º vice-presidente da Aprosoja na região Norte, Silvesio Oliveira, afirmou que o sojicultor em Mato Grosso está conseguindo aproveitar cada vez mais o conhecimento e a informação levados por meio dos eventos da Aprosoja na hora de tomar as decisões do negócio. “O produtor está aproveitando os bons preços para garantir os custos da próxima safra. E tem demonstrado cada vez mais maturidade, isto também é reflexo de anos de investimento da entidade em levar este tipo de discussão até a base”, disse Silvesio Oliveiro, que já está com 30% da próxima safra comercializada. Ele pretende plantar 2 mil hectares da oleaginosa.

Os números do relatório americano indicam que a produção mundial de soja para a safra 2011/12 será de 237,86 milhões de toneladas de soja. A estimativa para a produção brasileira para esta safra foi reduzida para 65 milhões e na Argentina o número baixou ainda mais, e o USDA estima que a safra do país vizinho será de 42,5 milhões de toneladas.

“Nossos contatos na Argentina afirmam que a safra vai reduzir ainda mais, chegando a 41 milhões. Comparando com o que estava previsto para a safra 2011/12 no Brasil e na Argentina e somando as perdas dos dois países sul-americanos- chegamos a aproximadamente 23 milhões de toneladas de redução. Dá quase o total que Mato Grosso colheu nesta safra, ou seja, o mundo perdeu um ‘Mato Grosso’ de soja”, complementou Duarte.

Os negócios no mercado internacional voltaram a se aquecer por conta dos números do USDA e em Tapurah, por exemplo, a saca de soja foi comercializada a R$ 50,00 e em grande parte do estado os preços ficaram neste patamar.

O Circuito Aprosoja é um evento da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e patrocínio das empresas Intacta, Syngenta, Basf, Sicredi e Banco do Brasil. Serão 23 municípios no total percorridos pela Aprosoja e a expectativa é reunir 3.500 pessoas em todos os eventos.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *