Curso de Operador de Máquinas Agrícolas movimenta economia de Jaciara

983 4

Leandro Rodrigues do Nascimento tem vários motivos para comemorar. O jovem de 21 anos deixou o ofício de garçom e está com emprego garantido em uma fazenda, graças à oportunidade de participar do Curso de Operador de Máquinas Agrícolas, no município de Jaciara. “Desde o ano passado eu estava determinado a participar do Projeto Parceria Rural Agricultura. Consegui realizar meu sonho e imediatamente consegui uma colocação profissional, antes mesmo de terminar o curso”, afirmou Leandro.
Já Ernesto Pereira de Souza enxergou na qualificação uma forma de aperfeiçoar seu trabalho. Ele já é operador de máquinas agrícolas, mas decidiu participar do curso e recebeu apoio da fazenda onde trabalha. “Tem uns oito anos que trabalho neste ramo, mas a qualificação está me ensinando, por exemplo, a maneira correta de realizar a manutenção do equipamento. Além disso, este curso amplia minhas possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, disse Ernesto, funcionário de uma fazenda do município de Dom Aquino.
Eunice Vieira Barbosa teve que lidar com a resistência familiar para participar do Curso de Operador de Máquinas Agrícolas. “Sempre quis trabalhar no campo e não podia abrir mão desta oportunidade. Sinto muito orgulho quando estou operando a máquina. É uma sensação muito gratificante”, disse a dona de casa que reside no município de Juscimeira.
Caíque Lara Pinto Taborelli, de 17 anos, e seu pai, Wagner Marcelo Taborelli vieram de Cuiabá para Jaciara em busca do Curso de Operador de Máquinas Agrícolas. O pai do rapaz teve que emancipá-lo para participar da qualificação e interromper seu trabalho de motorista de Van para que ambos participassem da qualificação. “O salário pago a um operador está em torno de R$ 3 mil, o dobro do que recebo hoje. Busco no curso uma nova chance de inserção profissional e uma vida melhor para meu filho”, avaliou Wagner.
Desde que surgiu em 2003, o Projeto Parceria Rural Agricultura já presenciou inúmeras histórias de empenho, satisfação e conquista. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) para oportunizar a melhoria da condição de vida dos mato-grossenses, por meio da inclusão produtiva no mundo do trabalho.
“A cada cidade lidamos com novos desafios, relatos emocionantes e muitas histórias de superação e conquista. O Governo do Estado investe na qualificação profissional, como forma de possibilitar o crescimento profissional das pessoas”, ressaltou a coordenadora do Projeto Parceria Rural Agricultura, Maria Antônia Castro Borges.
PARCERIA DE SUCESSO
O Curso de Operador de Máquinas Agrícolas é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Case Máquinas Agrícolas, a New Holland, a John Deer, a Basf, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e prefeituras municipais. Em Jaciara, o curso contou ainda com o apoio do Grupo Martelli, que cedeu o espaço para realização das aulas práticas.
De acordo com a diretora do Sine Municipal de Jaciara, Cátia Pasqualotto, a procura por profissionais que saibam operar máquinas agrícolas é muito grande. “Muitas vezes não conseguimos preencher uma vaga de trabalho por não existirem pessoas qualificadas para o cargo em nossa região. Parabenizo o Governo do Estado pela excelente iniciativa de propiciar gratuitamente um curso desta natureza, que além de caro seria quase inacessível para as pessoas do Estado”, salientou Cátia.
O Projeto Parceria Rural Agricultura já qualificou quase 10 mil pessoas em Mato Grosso. O curso tem duração média de 108 aulas/hora e conta ainda com instrutores vindos diretamente das fábricas dos equipamentos para propiciar a capacitação dos alunos.
A edição do curso que está sendo realizada na região do Vale do Rio São Lourenço conta a participação de moradores dos municípios de Jaciara, Dom Aquino, Juscimeira, Irenópolis, São Pedro da Cipa, Mirassol D’Oeste e Cuiabá. A capacitação encerra no dia 27, com a entrega dos certificados para os 120 alunos da qualificação.

Existem 4 comentários

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *