“Curandeiro” aplicava golpes via celular pedindo que adolescentes ficassem nuas

376 0

Do: Agora MT

As jovens recebiam uma ligação do suspeito e tinham que seguir as orientações por videochamada


*Mensagens de celular são enviadas para assustar as vítimas | Foto: Reprodução/TVCA

Jovens de várias cidades do Mato Grosso denunciam homem que se dizia curandeiro para aplicar golpes por meio de aplicativo de mensagens de celular com a promessa de livrar as vítimas de suposto feitiço. O homem orientava as vítimas, que em sua maioria são menores de idade, a ficarem nuas e passarem sal no corpo, ao mesmo tempo em que ele acompanha o ritual por chamada de vídeo.
A ação começa com uma ligação, em que o suspeito se apresenta como macumbeiro e diz ter sido contratado para fazer um feitiço que vai ocasionar vários males à vida da adolescente.
“À meia-noite, uma coisa vai acontecer, vai cair cabelo, vai ficar na cadeira de roda, uma coisa muito ruim vai acontecer, não estou brincando”, diz o criminoso.

De acordo com o delegado Cláudio Santana, da Delegacia de Mulher de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o golpe tem como foco as adolescentes e já foi denunciado tanto na capital, quanto em cidades do interior do estado.
“Temos vários registros de casos semelhantes, sempre com o mesmo modo de agir”, disse.
Depois de deixar a vítima assustada, o suspeito passa orientações para desfazer o suposto feitiço.
“Entra dentro do seu quarto, que vou te ligar por ‘videoconferência’. Você tira a roupa e passa o sal no seu corpo, eu vou estar olhando você passar. Quando você terminar de passar, vai sentir alguém saindo de você”, diz a suposta orientação.

O suposto “curandeiro” insiste através do aplicativo de conversa que a vítima atenda o pedido da videochamada.
O familiar de uma adolescente que caiu no golpe conseguiu registrar as conversas e ligações e procurou a polícia. Na delegacia, a tia da vítima descobriu que não se tratava de um caso isolado, mas de um golpe que vem sendo aplicado em várias adolescentes.
A polícia investiga os casos, no entanto o golpista ainda não foi localizado.
Segundo o delegado, quando preso, o suspeito deve responder por crime de constrangimento ilegal, ameaça e outros crimes previsto pelo Estatuto de Criança do Adolescente (ECA).
O delegado orienta ainda que, caso receba uma ligação semelhante, a vítima não mande fotos, não informe endereço e registre boletim de ocorrência.