Cuiabá e Livramento recebem nesta semana, a estreia do documentário Giramundá – o Congo e a Diáspora

460 0

No município de Nossa Senhora do Livramento (a 40 km de Cuiabá), a comunidade negra rural realiza a Dança do Congo. Este teatro-ritual representa a guerra entre dois reinos (Congo e Angola) e tem como centro da disputa uma questão territorial. A base desta expressão artística que reúne cenografia, coreografia, drama e música, é a devoção a São Benedito e tradicionalmente é dançada no mês de abril.

Para mostrar a importância dessa manifestação histórica para o Brasil, o Núcleo de Produção Digital (UFMT Araguaia) e o Projeto Cangoma produziram o documentário Giramundá – o Congo e a Diáspora. Em Cuiabá o filme será exibido nesta quinta-feira (23.08) às 19h no Centro Cultural da UFMT e no município de Nossa Senhora de Livramento, a projeção será no sábado (25) às 19h na casa de São Benedito.

 

Financiado pelo prêmio Tradições MT/2017, da Secretária de Estado de Cultura de Mato Grosso, o projeto surgiu a partir de uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital (UFMT Araguaia) e o Projeto Cangoma. Com pesquisa de Herman Oliveira, o documentário tem a direção dos realizadores Claudio Dias e Gilson Costta.

 

Atualmente, alguns moradores de Cuiabá, Várzea Grande e Livramento, todos com origem no Quilombo de Mata Cavalo, se reúnem na festa de São Benedito em Livramento para encenar a Dança do Congo como uma forma de contar sua história e fortalecer a identidade quilombola em um ritual sagrado de resistência cultural.

O rei perpétuo do Congo, Cesário Sarate, foi importante figura para divulgar a manifestação cultural, realizando diversas atividades filantrópicas na casa de São Benedito, até falecer em novembro de 2014.

 

 

INFORMAÇÕES

 

Lançamento do filme: Giramundá – o Congo e a Diáspora.

Data: 23/08/2018

Horário: 19h

Local: Centro Cultural da UFMT

Data: 25/08/2018

Local: Casa de São Benedito – Município de Livramento

Horário: 19h

 

 Informações Técnicas

Gênero: Documentário

Duração: 52 minutos

Ano: 2018

Direção: Claudio Dias/ Gilson Costta

Pesquisa: Herman Oliveira

Realização: NPD/UFMT Araguaia e Projeto Cangoma

 

Sinopse:

Moradores de Cuiabá, Várzea Grande e Nossa Senhora Livramento. Todos com uma só origem: o Complexo Quilombola de Mata Cavalo. Desterritorializados, eles se reúnem todo ano na festa de São Benedito, em Livramento, para encenar a Dança do Congo como uma forma de contar sua história e fortalecer a identidade quilombola em um ritual sagrado e de resistência cultural.

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=UEV0WLCPw_w&feature=youtu.be