Criação de casa de triagem é debatida durante reunião do Comsep

504 0

8

 

 

O Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) de Campo Verde se reuniu na manhã desta terça-feira (16) para debater alguns assuntos relacionados à segurança pública no município. Entre os temas abordados, o principal foram as pessoas em situação de rua.

Durante a reunião, duas entidades ligadas à recuperação de dependentes químicos, a Casa de Recuperação Tenda de Abraão, de Cuiabá, e a Comunidade Terapêutica Resgate Vidas, de Campo Verde, apresentaram a proposta de se criar no Município uma casa de passagem ou de triagem.

De acordo com a proposta, na casa de passagem ou de triagem as pessoas em situação de rua poderão permanecer por um prazo determinado, se alimentando e cuidando da higiene pessoal, até serem encaminhada paras as cidades de origem ou para um centro ou clínica de recuperação.

As pessoas em situação de rua têm sido motivo de atenção de diversos segmentos da sociedade que querem uma solução para o problema, uma vez que elas ficam nas praças públicas ou em frente aos comércios pedindo esmolas. Há registros de casos em que os moradores de rua ameaçaram pessoas que não lhes deram dinheiro.

“Precisamos pensar em algo que se torne concreto para resolver ou pelo menos amenizar esse problema dos andarilhos”, disse a presidente do Comsep, Dalvina Belo Kirschesch. Ela também pontuou que apenas encaminhá-los à família ou para recuperação pode não ser suficiente. “Precisamos pensar em algo para reinseri-los na sociedade”, ressaltou.

Em Campo Verde, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a população de rua é flutuante. Muitos que são encaminhados para suas cidades de origem ou outro destino, acabam retornando. Somente este ano, o Centro de Referência em Assistência Social realizou 487 atendimentos.