CPI dos Frigoríficos irá constatar in loco os problemas causados pelo fechamento das plantas

258 0

 

Cerca de 20 municípios estarão envolvidos nas discussões sobre o fechamento dos frigoríficos e os impactos econômicos e sociais causados à população

CRÉDITO DA FOTO: BRUNO CIDADE – ASSESSORIA 1ª SECRETARIA / ALMT
CRÉDITO DA FOTO: BRUNO CIDADE – ASSESSORIA 1ª SECRETARIA / ALMT

Durante a segunda reunião ordinária realizada hoje (26) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso foi aprovada, pelos membros da Comissão, a realização de reuniões especiais em seis municípios-polo de Mato Grosso: Mirassol D´Oeste, Nova Xavantina, Sinop, Juara, Alta Floresta e Rondonópolis. A primeira reunião será em Mirassol D´Oeste e já está marcada para o dia 20 de maio.

Segundo o presidente da CPI, primeiro-secretário Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, é importante ouvir a população destes municípios que foram prejudicados e saber quais foram os impactos com o fechamento das unidades. “Temos que saber como o município contribuiu para a instalação desta planta frigorífica que foi fechada, os impactos em empregos diretos e indiretos, o que representou na receita do município o fechamento do frigorífico, além de ouvir também os pecuaristas que sofreram com este processo”, afirmou Nininho.

Nininho acredita que as informações, que a CPI irá colher in loco, contribuirão muito para as investigações.

Considerando os dados obtidos pela equipe técnica sobre a situação das plantas frigoríficas de abate de bovinos, as reuniões especiais que serão realizadas em seis municípios-pólo irão abranger também as cidades vizinhas:

  • Mirassol D´Oeste – São José dos Quatro Marcos, Cáceres e Pontes e Lacerda;
  • Nova Xavantina – Vila Rica, Canarana e Barra do Garças
  • Sinop – Matupá e Sorriso
  • Juara – Brasnorte, Juína e Juruena
  • Alta Floresta – Nova Monte Verde, Nova Canaã e Colíder
  • Rondonópolis

Nestes municípios foram fechadas 20 plantas frigoríficas.

 

Informações

A CPI ainda está fazendo o levantamento de várias informações juntos às prefeituras, câmaras municipais, órgãos governamentais, dentre outros. Mas segundo o relator, o deputado José Domingos Fraga (PSD), os órgãos que deveriam ter mais interesse no assunto estão demorando muito para enviar respostas aos requerimentos expedidos pela Comissão, alguns até serão reiterados.

“Quero aproveitar a presença do deputado Wilson Santos que, além de ser membro suplente desta Comissão, é também o líder do Governo na AL, para pedir que ele cobre dos órgãos do Estado respostas mais rápidas aos nossos requerimentos”, reforça Domingos.

Durante a reunião foram aprovados requerimentos de informações para o Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso – SINDIFRIGO, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, por meio da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso, a Junta Comercial de Mato Grosso e para as câmaras municipais e os Sindicatos de Empregados de Frigoríficos dos municípios prejudicados com o fechamento das plantas.

Participaram da reunião os deputados Eduardo Botelho (vice-presidente), Wagner Ramos (membro titular) e Wilson Santos (membro suplente), além do procurador da AL/MT, Francisco de Brito.

A próxima reunião ordinária da CPI dos Frigoríficos já está agendada para a próxima terça-feira, dia 03 de maio às 9h na sala das Comissões 201 na Assembleia Legislativa.

 

Plano de trabalho

A CPI apresentou na primeira reunião ordinária (12.04) o plano de trabalho que consiste na estruturação de cinco eixos:

O estudo das implantações das plantas frigoríficas instaladas no estado.

Capacidade das plantas frigoríficas instaladas em Mato Grosso.

Estudos acerca dos impactos sociais e econômicos.

Levantamento das saídas dos bovinos de Mato Grosso para abate em outros estados brasileiros.

Estudos sobre a formação de preço da arroba em Mato Grosso.

 

Assessoria de Imprensa

Deputado Nininho

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *