Construção da Cadeia Pública Municipal de Lucas será finalizada nesta sexta-feira

467 0

Ascom
Nós próximos dias, a obra será entregue ao Governo do Estado de Mato Grosso, que será responsável pela administração do local e transferência dos detentos.
Orçada em mais de R$ 1 milhão, a nova cadeia possui aproximadamente 800 metros quadrados, divididos em dois blocos, administrativo e carceragem.
Depois de um ano de obras e algumas alterações, no projeto original, solicitadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde concluirá  hoje (11) a construção da nova cadeia pública.

Segundo o prefeito em exercício, Joci Piccini, o próximo passo é a entrega da unidade para o Governo do Estado de Mato Grosso e a transferência dos detentos para as novas instalações, o que deve acontecer nos próximos dias.

Orçada em mais de R$ 1 milhão, a nova cadeia possui aproximadamente 800 metros quadrados, divididos em dois blocos, administrativo e carceragem. A engenheira civil Daniela Degiato ressalta que somente a ala destinada aos detentos possui mais de 580 metros quadrados, incluindo solário e pátio.

A nova unidade está sendo construída em uma área de 18 mil metros quadrados, o que permite ampliação, caso o Governo do Estado julgue necessário. Depois de pronta, a cadeia terá capacidade para abrigar 144 presos, divididos em 12 celas, com 12 pessoas em cada uma.

De acordo com a engenheira, diferente de qualquer outro projeto, a construção de uma cadeia pública é muito mais complexa por envolver questões específicas relacionadas a segurança dos presos. “Cada parede das celas possui três metros de altura e 15 centímetros de espessura de concreto armado, o que demanda tempo e recursos.”

Uma das últimas mudanças solicitadas pela Sejudh e realizadas pela prefeitura foi a construção de mesas e bancos em concreto, para que os detentos possam fazer as refeições no solário. No pavilhão administrativo também foram construídas seis salas que serão destinadas para a revista íntima.

O prefeito ressalta que, independente de quem é a responsabilidade, o poder público local tem trabalhado para minimizar os problemas de segurança do município. “Tão importante, quanto garantir a segurança das famílias aqui fora é garantir a dignidade dos detentos e melhores condições de trabalho para os agentes prisionais.”

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *