banner

Comissão de Educação enaltece luta pela implantação das ‘novíssimas universidade’

170 0

Dario Berger relata trabalho conjunto e afirma que vitória tem DNA da luta empreendida pelo senador Wellington Fagundes

Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 15 itens. Entre eles, o PLC 13/2016, que institui o Programa Nacional de Incentivo ao Atendimento Voluntário para Alunos com Baixo Rendimento Escolar.
Mesa:
presidente da CE, senador Dário Berger (MDB-SC);
senador Wellington Fagundes (PL-MT).
Foto: Pedro França/Agência Senado

“Essa foi uma luta permanente. É uma conquista, uma vitória que carrega de maneira inequívoca o DNA do senador Wellington Fagundes”. A declaração foi feita pelo presidente da Comissão de Educação do Senado, Dario Berger (MDB-SC), ao enaltecer o trabalho pela implantação das chamadas ‘novíssimas universidades federais’.

Estão previstas para serem implantadas, por desmembramento, as universidades federais de Garanhuns, em Pernambuco; Parnaíba, no Piauí; Rondonópolis, em Mato Grosso; e  Catalão e Jataí, Goiás, além da Federal do Norte do Tocantins, em Araguaína.

Wellington Fagundes relatou à Comissão de Educação o teor da reunião mantida com o ministro Abraham Weintraub, que confirmou o remanejamento de cargos dentro do MEC para permitir as nomeações, pelo Ministério da Educação, dos reitores ‘pró-tempore’.

A previsão era que os cargos de reitor e vice-reitor viriam da transformação de cargos CD-3 e CD-4 existentes nas universidades de onde as novas foram desmembradas. Mas a transformação não pode ser feita como previa a lei. Após muitos debates, segundo o comunicado recebido pelo senador, o entrave foi corrigido.

A expectativa, segundo Fagundes, é de que o processo seja agilizado antes mesmo da abertura dos debates do Orçamento de 2020 pelo Congresso Nacional. No Orçamento da União deste ano, já está previsto, dentro dos números primários, um aporte de R$ 77,7 milhões para as cinco universidades. Além desse valor, a CE assegurou outros R$ 500 milhões adicionais

“Sou testemunha do trabalho feito nesses últimos quatro anos, a sua obstinação, a luta e a insistência do senador para que essas universidades saíssem do papel. Quero louvar essa iniciativa” – acrescentou Berger.

Semana Acadêmica – O senador Wellington Fagundes aproveitou a reunião da Comissão de Educação para anunciar o início da Semana Acadêmica da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Na ocasião, aconteceu a inauguração das obras de ampliação do bloco D, que contempla laboratório, sala de professores, sala de permanência, administrativo, além de contemplar tanto o curso de Medicina quanto o de enfermagem.

O parlamentar ressaltou, no entanto, que ainda faltam recursos para a conclusão do setor que deve abrigar o curso de medicina. Ele disse que, para resolver essa questão, os senadores do Estado de Mato Grosso vão discutir a possibilidade de apresentar emendas de bancada à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020.

Da Assessoria

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Holler Box
Holler Box