Comissão de Educação confirma votação de projeto que cria a Federal de Rondonópolis

349 0
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 20 itens. Na pauta, PLS 241/2014, que trata da prioridade a vítimas de trabalho infantil em vagas para aprendizes.
Mesa:
presidente evental da CE, senador Wellington Fagundes (PR-MT);
senadora Lúcia Vânia (PSB-GO).
Foto: Pedro França/Agência Senado

 

 

Luta pela emancipação do campus da UFMT percorreu longo caminho e deve ser concluída nesta terça-feira, 27, indo à sanção presidencial
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Senado Federal divulgou nesta segunda-feira, 26, a pauta de projetos a serem votados na reunião ordinária  programada para esta terça-feira. No primeiro item, está o projeto de lei que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A matéria será relatada pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), em sessão que começa às 11h30 – horário de Brasília, e poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Senado.
Inicialmente, a matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados, no final do ano passado, após grande esforço da bancada federal de Mato Grosso. Aprovada pela Comissão de Educação do Senado, o projeto será enviado a plenário. Wellington anunciou que pedirá o encaminhamento em regime de urgência, com a matéria podendo ser apreciada ainda na sessão desta terça-feira, 27. Concluído o processo legislativo, o projeto vai à sanção do presidente da República.
“A criação dessa universidade representa mais que a independência em relação à direção central da UFMT. Além de permitir autonomia orçamentária, o que estamos vislumbrando é, sem dúvidas, um grande avanço na realização de pesquisas, prioritariamente voltadas para o  desenvolvimento agrícola, além da discussão e planejamento de novos cursos, incluindo os voltados para a pequena produção agropastoril” – frisou o senador republicano.
A luta pela emancipação do campus começou há 10 anos e envolve toda a sociedade local. Criada em 1976, a Federal de Rondonópolis conta com seis blocos de salas de aula e laboratórios (A, B e C), o prédio da biblioteca, o anfiteatro com acomodação para 250 pessoas; o prédio do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, o prédio do laboratório de Climatologia, o Centro Meteorológico e construções menores, que abrigam a Prefeitura do Campus, Almoxarifado, Centros Acadêmicos, dentre outros.
O centro conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Administração, Ciências Contábeis, Economia, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Sistemas de Informação e Administração (modalidade EAD).
Além disso, a universidade possui atualmente três cursos de mestrado e um de doutorado e duas residências multiprofissionais em Saúde (Saúde da Família e Saúde do Adulto/Idoso). Ao todo, o campus conta com 300 professores e atende mais de 5 mil alunos.

Da Assessoria

Foto: Senador Wellington Fagundes (PR-MT), com a presidente da Comissão de Educação do Senado, senadora Lucia Vânia (PSD-GO)
Crédito:  Agência Senado

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *