Com tempo seco, fogo destrói cerca plantação e queima trator em MT

344 0

Weverton Correa e Ivan Oliveira de Sorriso

 
Aproximadamente 50 homens conseguiram controlar  um incêndio que tomou conta de uma palhada de milho, entre duas propriedades, localizadas a cerca de cinco quilômetros de Sorriso, no norte de Mato Grosso Um trator foi consumido pelas chamas. O fogo ameaçava plantações de milho e também um armazém. No entanto, a estrutura não chegou a ser atingida. O tempo seco contribuiu para proliferação da queima da vegetação.

Segundo informações de proprietários da região, cerca de 30 hectares com plantação de milho foram destruídos pelo fogo, entre as duas proriedades. O controle evitou que as chamas se alastrassem para outros 10 mil hectares, onde também há milho. Além desta área de milho, a estimativa é de que 150 hectares onde estavam palhadas também tenham sido atingidos pelo fogo. As causas do incêndio são desconhecidas.

As chamas estariam próximas agora de uma área florestal. Os homens tentam controlar o incêndio nesta localidade. Os homens usam quatro caminhões pipa, além de pás-carregadeiras. No primeiro momento, eles afastaram a palhada que ainda não havia sido queimada para que o fogo não se alastrasse ainda mais.

De acordo com o boletim climático do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o trimestre (julho, agosto e setembro) será marcado pela diminuição das chuvas em grande parte da região norte, principalmente na porção norte da Amazônia, com elevação das temperaturas. A climatologia para o período indica que os máximos da chuva se deslocam para o noroeste da região, caracterizando a estação chuvosa em Roraima.

Os mínimos de precipitação (abaixo de 100 mm) concentram-se no sul da região Amazônica, principalmente, nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Tocantins, caracterizando a estação seca, com precipitação mensal inferior a 50 mm e, por vezes, inferior a 10 mm. Tal situação será perceptível principalmente no primeiro mês do trimestre, julho, que é o mais seco do ano. A previsão é que o trimestre seja seco, porém dentro da normalidade, nos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *