Com motor 1.4 Turbo, novo Chevrolet Cruze é lançado na Argentina

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Quase irreconhecível, a nova geração do Chevrolet Cruze acaba de ser lançada na Argentina, onde será fabricada. Não é só no design que o sedã é bastante diferente de sua geração anterior: ele tem nova plataforma modular, motor 1.4 turbo e uma série de novos equipamentos de segurança. E será lançado no Brasil em junho.

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Agora fabricado em Rosário, na Argentina, o Cruze passa a usar a plataforma modular D2XX criada pela Opel e troca o motor 1.8 16V Ecotec aspirado de 144 cv pelo 1.4 16V Ecotec turbo com injeção direta, que rende 153 cv a 5000 rpm e 25 kgfm a 2000 rpm, com direito a sistema start-stop. No país vizinho, é oferecido com câmbio manual e automático de seis marchas nas versões LT e LTZ, e apenas como automático na nova LTZ Plus. Porém, há pelo menos um ano o velho Cruze não tem câmbio manual no Brasil, melhor não contar com sua volta.

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A potência extra veio acompanhada da nova plataforma, que resulta num carro 113 kg mais leve. Assim, consegue ir de 0 a 100km/h em 8,5 segundos (o antigo demorava mais de 11 s). Também está maior, 6,8 cm mais comprido (4, 67 m) e com altura 2,5 cm menor (1,45 m), enquanto o entre-eixos chega aos 2,70 m, ante os 2,68 m do anterior.
A inspiração para o design vem dos novos Malibu e Volt, com direito a aerodinâmica melhor: seu coeficiente de arrasto atinge 0,29 cx – um Prius tem 0,28 cx. A dianteira adota faróis afilados e com LEDs que se estendem nas laterais, além de um “bocão” para a tomada de ar. A traseira tem lanternas inspiradas nos atuais Malibu e Corvette. Há ainda uma grande profusão de traços curvos, desde o rebaixo para a placa de licença, até o para-choque, mas o conjunto é um pouco mais simples do que se viu nas versões mais caras do Cruze americano.

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Por dentro, a Chevrolet diz ter apostado em plásticos mais robustos e suaves ao toque, mas mantendo o estilo dual-cockpit, com  formas bem definidas entre as partes do motorista e passageiro. Os bancos dianteiros tem ajuste manual em 4 sentidos para o motorista e dois para o carona, e são de couro, assim como o volante multifunção. A novidade é que agora há duas opções de centrais MyLink, com telas sensíveis ao toque de 7? (LT) e 8? (LTZ). A LTZ Plus se destaca pela recarga sem fio de smartphones, que tem tudo para ser primazia dele no segmento aqui no Brasil.

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Outros equipamentos legais da versão LTZ Plus são o alerta de pontos cegos, piloto automático adaptativo com alerta de colisão frontal, assistente de mudança de faixa e sistema de estacionamento automático. Não é preciso dizer que mira diretamente no Ford Focus Sedan Titanium Plus.

Outras versões têm de série alerta de pressão dos pneus (TPMS), os controles de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais, câmera de ré, Isofix e encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos. A partir da versão LTZ há seis airbags, sensores de estacionamento dianteiros, partida sem chavem central MyLink com GPS integrado e sensores de chuva e luminosidade.
Na Argentina, os preços do novo Cruze variam entre 350.000 pesos (R$ 87.190) e  390.000 pesos (R$ 97.150). O lançamento no Brasil é esperado para o início de junho.

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