Chuva com granizo destelha casas e derruba árvores no Norte de MT

398 0
Estragos em Alta Floresta

Do G1

Fortes rajadas de ventos atingiram vários pontos de Alta Floresta. 
Em Colíder, bombeiros registraram chuva de granizo.
Um temporal atingiu o município de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá, na tarde desta quarta-feira (12). A chuva acompanhada com rajadas de vento derrubou árvores e destelhou uma loja de produtos agropecuários, segundo informações do Corpo de Bombeiros do município.

O Instituto Nacional de Meteorologia aponta que a cidade não registrava pancadas de chuva desde o dia 24 de junho, há exatos 81 dias, quando choveu 15.2 milímetros. O meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), Olívio Bahia, disse que com a aproximação da primavera, no dia 22 de setembro, a faixa norte de Mato Grosso começa a ter episódios de chuvas mais frequentes.

Já em Colíder, distante 648 quilômetros da capital, o Corpo de Bombeiros registrou uma chuva com queda de granizo também na quarta-feira. O sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Cleonei Amorim, informou que apesar da força das pedras de granizo, nenhuma casa foi afetada. “Ainda bem que durou pouco tempo a queda de granizo. Não tivemos registro de nenhum telhado quebrado, nem algum outro tipo de dano material”, disse ao G1.

Segundo o meteorologista Olívio Bahia, as tempestades e as chuvas de granizo são formadas pela combinação de umidade que vem da Amazônia com o forte calor. “Essas pancadas, em função do forte calor e mudança de tempo, vem acompanhado dessas ventanias. Já o granizo é incomum. Mas o movimento brusco dentro das nuvens de tempestades provocam pedras de gelo que superam a gravidade e cai. Alguns pontos, principalmente a faixa norte de Mato Grosso, começa a formar nuvens de chuva agora”, explicou.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *