Chevrolet apresenta Camaro reestilizado com câmbio de Ford Mustang

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Esportivo norte-americano também é oferecido com carroceria conversível


A Chevrolet acaba de apresentar o Camaro SS reestilizado. O rival do Mustang tem como novidade algo compartilhado com o Ford: o novo câmbio automático de dez marchas. O Chevy começa a ser vendido entre o final de janeiro e o início de fevereiro, mas os preços do cupê e do conversível serão revelados somente nesta ocasião.
O estilo se afastou um pouco do antigo modelo, que tinha o Camaro original de 1967 como musa inspiradora. Agora os faróis têm novos contornos de LEDs que servem de luzes diurnas. É uma solução de estilo que aproxima o modelo do carro utilizado na série de filmes Transformers. Quando o assunto é muscle car, quanto mais cinematográfico, melhor.


A traseira ganhou novas lanternas mais ovaladas ao estilo dos Corvettes antigos e são compostas por aros de LEDs. Por sua vez, as rodas de 20 polegadas ostentam acabamento acetinado no cupê ou piano black (preto brilhante) no caso do conversível.


O jeito bandido é garantido pela exclusão de alguns cromados. Até a gravatinha da Chevrolet perdeu o acabamento dourado para vestir o preto. O símbolo ganhou também outra função e passou a permitir a entrada de ar para o motorzão 6.2 de 461 cv e 62,9 kgfm.


O que o Chevrolet Camaro e o Ford Mustang tem em comum? O câmbio automático de 10 marchas, criado em parceria pelas marcas norte-americanas. O Camaro reestilizado abandonou o antigo câmbio de 8 marchas e adotou a nova transmissão.
“Sobre o cambio igual do Mustang. É muito difícil para uma marca generalista obter lucro com um produto de imagem, de nicho, como o Camaro e Mustang. Por serem produtos do mesmo segmento,  era uma forma de obter eficiência e redução de custo de forma saudável. Sem comprometer o compromisso de entrega para o cliente”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.
E não é o único elemento compartilhado, o affair entre Camaro e Mustang vai além da caixa e inclui até o burnout, recurso que permite travar as rodas dianteiras e fritar as traseiras. É como o line lock do Ford, o tipo de recurso o ideal para dar aquela aderência extra na hora de arrancar no quarto de milha (402 metros). Ou para sair bonito naquela foto ou vídeo nas redes sociais.
De acordo com a General Motors, a caixa é capaz de fazer trocas em tempo menores do que os câmbios de dupla embreagem. Não por acaso, ela estreou no Camaro ZL1 2018, versão que usa o  6.2 comprimido de 650 cv, um verdadeiro bicho papão engolidor de superesportivos europeus (confira em vídeo o fôlego dele ao perseguir um recorde em Nürburgring).


Pena que o ZL1 não esteja mais nos planos da Chevrolet para o Brasil. “Cogitamos, sim, mas o estudo de custo inviabilizou a idéia. A pequena demanda não justificaria o investimento”, revela o presidente.
A despeito da rivalidade digna de torcedores de futebol, a Chevrolet acredita que será difícil roubar clientes da Ford e vice-versa. “Sobre marketing, é  muito difícil converter um fã de Mustang. Assim como é difícil fazer um fã de Camaro trocar a GM pelo Mustang. A briga está em conquistar novos clientes”, completa Zarlenga.


E como fica o desempenho? A Chevrolet anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. Vale lembrar que o antigo Camaro andava um pouco menos que o Mustang. No comparativo da Autoesporte, o muscle car da GM cumpriu a mesma arrancada em 5 segundos cravados, face os 4,8 s exigidos pelo Ford. O esportivo ganhou também controle de largada, que ajusta todos os parâmetros para entregar a arrancada mais rápida possível.
Quanto ao conversível, a capota é acionada em menos de 25 segundos, tempo que não chega a ser tão rápido quanto o carro. Para compensar, a cobertura pode ser colocada ou recolhida pela chave remota ou em movimento (a até 50 km/h).
Por dentro, o Camaro SS conta com a nova geração do multimídia MyLink 3. O sistema agora exibe os comandos do ar-condicionado e permite selecionar os tons da iluminação ambiente da cabine (são 24 opções, incluindo 8 degradês). Outra novidade é o retrovisor com câmera de ré integrada.

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