Carreta do Hospital de Amor realiza atendimento em Campo Verde

1046 0

Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a carreta do Hospital de Amor, de Barretos, especializado no tratamento contra o câncer, esteve em Campo Verde na manhã desta quarta-feira (29), realizando atendimento.

De acordo com a SMS, 100 pessoas, sendo 50 homens e 50 mulheres foram atendidas com exame de próstata (PSA) e de colo de útero. Os atendimentos foram previamente agendados e distribuídos entre as Unidades de Saúde da Família.

Enfermeira do Hospital de Amor, Suelen Tesoni, falou sobre o projeto da Carreta-Consultório, que conta com 17 unidades percorrendo todos os estados do Brasil com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das doenças e que realizam por ano, segundo ela, uma média de 12,6 mil exames.

“A nossa intenção é promover a prevenção. A gente realiza sempre uma palestra falando sobre prevenção com a equipe da Saúde [do município] e junto com ela vem os exames”, explicou. “Quanto mais cedo a gente descobre as alterações é muito mais fácil para nós, enquanto instituição, realizar o tratamento e também para o paciente receber esse tratamento”, completou.

Suelen Tesoni destacou que, com o diagnóstico precoce, o câncer de colo de útero pode ser curado. A realização do exame de próstata através do sangue, também foi destacado pela enfermeira tanto pela sua eficiência quanto pelo preconceito em se realizar o exame através do toque.

“A gente costuma dizer que o ideal é realizar os dois, mas o PSA mostrou que traz também, não só para as alterações malignas mas também para as alterações benignas, a gente consegue dar uma qualidade vida, através desse exame, para o paciente”, disse.

Secretário Municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo também destacou a importância do diagnóstico precoce e o ganho que a vinda da carreta do Hospital de Amor proporcionou aos pacientes. “A gente sabe que [com] a descoberta mais cedo, a chance de cura aumenta muito, vai para 95% as chances de se chegar a cura. E quando se descobre tardiamente essa chance vai caindo de 45% para baixo”, observou.

De acordo com o Timóteo, a Secretaria de Saúde de Campo Verde oferece os dois exames que foram disponibilizados pela carreta. “Hoje nós temos aqui no município, tanto o teste rápido como a dosagem no Laboratório Municipal. Os nossos pacientes não precisam se deslocar, a gente tem todo esse serviço no Laboratório Municipal, gratuitos e à disposição de toda a comunidade”.

Conforme destacou o prefeito Fábio Schroeter, Campo Verde já possui uma saúde pública que se destaca em Mato Grosso. A vida da carreta, segundo ele, contribui para que esse destaque se acentue ainda mais. Ele também destacou o caráter preventivo da iniciativa.

“Nós entendemos realmente que o melhor investimento que se tem a fazer é na área de prevenção, onde a gente consegue atender um maior número de pessoas, descobrir precocemente algum problema, alguma alteração, com investimento menor. E a gente agradece muito essa parceria com o Hospital de Amor de Barretos em poder proporcionar esse serviço para nossa população”, disse o prefeito.

Presidente da Câmara de Vereadores, Solivan Fonseca, também destacou a qualidade da saúde pública de Campo Verde. “Nós temos aqui pontos importantes e que têm avançado. Nós temos hospital de portas abertas, temos o [programa] Melhor em Casa, temos terceiro turno em posto de saúde, ambulância em assentamento, pediatria na atenção básica. E agora temos o Hospital de Amor vindo fazer esses exames, essas ações preventivas. E cuidar da saúde faz bem”, disse.