Caravana Cururu e Siriri inicia visita aos grupos tradicionais da Baixada

431 0

Sandra Costa/Assessoria

 

A iniciativa faz parte dos preparativos para o 11º Festival de Cururu e Siriri, que acontecerá em setembro
Hoje (01.06) começa mais uma etapa da “Caravana Cururu e Siriri”, onde membros da Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri visitam os quintais dos grupos tradicionais da Baixada Cuiabana. A iniciativa faz parte dos preparativos para o 11º Festival de Cururu e Siriri, que acontecerá em setembro.
Nesta noite, quatro grupos de siriri de Santo Antônio de Leverger receberão a visita da caravana. Às 18h30, o primeiro a ser visitado é o grupo infantil Girassol. Na sequência, será a vez do grupo Alecrim do Campo. A caravana ainda visita os integrantes do Bico de Prata e Vitória Régia do Pantanal. Amanhã (02.06), os grupos visitados serão: Renovação Infantil e Jovem, Melhor Idade, Flor de Laranjeira, Flor do Pantanal e Renascer do Valo Verde.
Na oportunidade, os membros da Federação vão orientar os dançarinos e coordenadores sobre os quesitos avaliados nas seletivas dos polos para o Festival. “Após essas visitas aos quintais de siriri, estaremos realizando as seletivas a partir do dia 15 de junho. No Festival, são selecionados 20 grupos adultos, sendo dois por cada polo e os outros 12 por índice técnico”, explicou presidente da Federação Mato-grossense das Associações e Siriri de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola.
Em Mato Grosso existem 48 grupos de siriri e oito associações de cururu. Dentro dos preparativos do Festival, a Federação ofereceu o Seminário de Cururu e Siriri no mês passado. Agora, segue com as visitas aos quintais e, na sequência, iniciam as seletivas. “Para participar do Festival, o grupo tem que ser registrado em cartório, possuir CNPJ e estar filiado a Federação, no mínimo há dois anos. Além do que, é imprescindível ter participado do seminário”, afirmou Terezinha.
A caravana ainda visitará os grupos de siriri de Nobres, Tangará da Serra, Nova Mutum, Cáceres, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Mimoso, São Pedro de Joselândia, Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *