Campo Verde e Primavera lideram casos de ferrugem asiática nas lavouras de MT

315 0
Ferrugem asiática ameaça persistir nas plantaçõescom a soja tiguera (Foto: Reprodução/TVCA)
Ferrugem asiática ameaça persistir nas plantações
com a soja tiguera (Foto: Reprodução/TVCA)

Do: G1 MT
Cada município registrou três focos.

Em Mato Grosso foram registradas 13 focos da ferrugem asiática nas lavouras de soja na safra 12/13. Os últimos dados divulgados pelo Consórcio Antiferrugem, até a quinta-feira (17), apontam que os municípios de Campo Verde e Primavera do Leste respectivamente distantes a  139 e 239 quilômetros de Cuiabá, lideram em número de casos, cada cidade com três focos registrados.
O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wanderlei Guerra, explica que apesar do risco, a maioria dos produtores fizeram a aplicação correta do fungicida. No entanto, ele alerta que o monitoramento deve ser frequente, principalmente no período em que os produtores se preparam para colher a soja de ciclo tardio.
Mato Grosso é o terceiro estado em número de focos da ferrugem asiática. O Paraná lidera com 39 casos encontrados nas lavouras de soja, segundo pelo Rio Grande do Sul, com 27 focos observados.  No total, foram registrados 94 ocorrências somente na safra 12/13. Na safra passada eram 265 casos da doença. Desses, 108 foram encontrados em Goiás, 88 em Mato Grosso, 20 no Paraná e 15 focos em Mato Grosso do Sul.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *