Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite começa este Sábado (16/06)

509 0

 

A meta do governo é vacinar 95% das crianças brasileiras menores de cinco anos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lançaram, nesta quarta-feira (13) às 11 horas, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite que terá inicio no próximo sábado (16) e prossegue até o dia 6 de julho em todo o Brasil.
A Secretaria da Saúde pretende imunizar contra poliomielite (paralisia infantil) 14 milhões de crianças brasileiras com menos de cinco anos, o que corresponde a 95%. A campanha conta com 115 mil postos de vacinação, incluindo igrejas, sindicatos, shoppings em todo o Brasil, além de 42 mil veículos – pluvial e aéreo -, 350 mil profissionais e milhões de doses da vacina.
“A vacina é segura, não tem quase nenhuma contraindicação – crianças com febre/doentes devem ser consultadas”, comenta o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. “Quem tem carteira de vacinação deve levar junto com a criança, mas mesmo quem não tem pode ir”.
A campanha de 2012 esta com Novidades em sua segunda fase, quando ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação. Em agosto, todas as crianças nessa faixa etária devem voltar aos postos levando o cartão de vacinação. O documento será avaliado para que a criança recebam as doses de qualquer vacina que estiver em atraso.
Outra novidade no combate à pólio introduzida neste ano é a vacina injetável com vírus inativado. Já usada em outros países que erradicaram a doença, a nova vacina será aplicada a partir do segundo semestre nas crianças que estiverem começando o calendário básico de vacinação. As doses devem ser aplicadas aos 2 e aos 4 meses de idade.

Sobre a vacina

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, em gotas, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina. Pelo calendário básico de vacinação, os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Porém, é importante que todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
A vacina não apresenta contraindicações. Recomenda-se, porém, que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e AIDS ou de outras doenças que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo). A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.
Fonte: Portal da Saúde.
Colaboração: Dra. Tatiane Cristina Ferri

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *