Campanha contra aftosa em MT deve vacinar 12 milhões de animais

569 0

Meta é imunizar 12,5 milhões de animais com até 24 meses.
Somente na área do Pantanal trabalhos serão feitos em novembro.
Cerca de 12,5 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados em Mato Grosso na campanha de vacinação contra febre aftosa, marcada para iniciar no próximo dia 1º e encerrar em 31 de maio. Nesta etapa, o objetivo é alcançar animais com até 24 meses. A vacinação vai ocorrer na maior parcela do estado, exceto nas propriedades do Pantanal, por causa do difícil acesso a estes locais no período do ano ocasionado pelas cheias. A imunização nessa região deverá ser feita pelo criador em novembro.
Segundo a coordenadora de Defesa Animal do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), Daniella Soares, aproximadamente 500 servidores do órgão vão atuar em fiscalizações nas propriedades, sendo que 44 deles devem se concentrar em três municípios localizados na região de fronteira com a Bolívia.
“Esses servidores devem se concentrar nos municípios de Vila Bela de Santíssima Trindade, Cáceres e Porto Esperidião. Além das propriedades destes municípios, os servidores vão agir em um raio de 15 km partindo da fronteira. A nossa expectativa é que 596 propriedades desta região participem da etapa da vacinação”, informou.
Os criadores que não vacinarem os seus rebanhos, conforme o Indea, podem ser penalizados com o pagamento de multas ou podem sofrer penalidades administrativas, não podendo transportar os animais pelo período de no mínimo 30 dias.
Segundo Daniella Soares, o lançamento oficial da campanha de vacinação para a faixa de fronteira ocorre nesta quarta-feira (25) na cidade de Porto Esperidião. Já na cidade de Juara, marcando o início dos trabalhos para as demais regiões, no dia 28 deste mês.
Última campanha
Aproximadamente 29 milhões de bovinos e bubalinos foram vacinados contra febre aftosa em Mato Grosso na última campanha realizada em novembro do ano passado, conforme o Indea. Nesta etapa, foram imunizados animais de todas as idades. As ações ocorreram nas propriedades espalhadas pelos 141 municípios do estado. Com este número, o estado alcançou 99,76% de cobertura do plantel.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *