Bombeiros contabilizam mais mortos na Região Serrana do RJ após chuva

190 0
Bombeiros trabalham no resgate das vítimas em Petrópolis (Foto: Isabela Marinho/G1)
Bombeiros trabalham no resgate das vítimas em Petrópolis (Foto: Isabela Marinho/G1)

Do: G1 Rio

 
Segundo Sérgio Simões, casos ocorreram na cidade de Petrópolis.
Chuva atingiu a Região Serrana na noite deste domingo (18).

O secretário estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Sérgio Simões, disse, por volta das 10h desta segunda-feira (18), que ao menos 10 pessoas morreram em decorrência das chuvas em Petrópolis, na Região Serrana, nesta madrugada.
Dois técnicos da Defesa Civil estão entre as vítimas. Eles trabalhavam no resgate de desaparecidos na Vila São Joaquim, próximo à Rua Espirito Santo, no bairro Quitandinha, e acabaram soterrados. Por volta das 10h10, os agentes tinham encontrado o corpo da sexta vítima que ficou soterrada neste local.
Durante o temporal, os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram, deixando ruas alagadas nos bairros Quitandinha, Alto Independência, Morin e Alto da Serra. Segundo a Defesa Civil, pelo menos 50 pessoas estão desalojados em três bairros e um sub-bairro de Petrópolis.
“O governo do estado mobilizou toda a sua estrutura, especificamente a do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com máquinas e caminhões para que a gente possa desobstruir vias obstruídas por carregamento de terra”, afirmou Sérgio Simões após reunião com o prefeito Bontempo, conforme mostrou o “Bom Dia Rio” (veja acima os vídeos sobre a chuva).
Simões informou que em Petrópolis choveu mais de 300 milímetros em 24 horas. O volume de chuva esperado em um mês no município é 270 milímetros.
“Os rios voltaram à sua calha na manhã desta segunda. Houve vários pontos de alagamento, no centro da cidade especialmente. O problema é que nós temos previsão de chuvas continuadas para todo o dia de hoje”, disse.
“O prefeito já fez um apelo para que as pessoas permaneçam em suas casas, decretou feriado escolar e a preocupação passa a ser o acumulado de chuvas, a possibilidade de novos deslizamentos de terra”, afirmou o secretário.
Ao lado de um dos principais pontos turísticos da cidade de Petrópolis, o Hotel Quitandinha, a rua foi completamente interditada porque um grande muro deslizou e causou estragos. Uma pousada, no alto do morro, ficou sob risco, em cima do penhasco.
No início da noite de domingo, o Centro Histórico e parte da Rua Coronel Veiga ficaram totalmente tomadas pelas águas do Rio Quitandinha. Na Praça da Liberdade e próximo à Praça Dom Pedro também foram registrados pontos de alagamentos.

Nesta manhã, a Rio-Petrópolis registrava pontos de interdição na subida e descida da serra, em consequência da queda de barreiras ao longo da rodovia.
Em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também foram registrados alagamentos. No entanto, o secretário não soube informar se houve vítimas. Em Petrópolis, nove comunidades tiveram sirenes acionadas no domingo (17).

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *