Blitz orientativa aponta falta do cinto de segurança como infração mais comum entre os motoristas

766 0

Uma blitz orientativa realizada na tarde de terça-feira (25) na Avenida Brasil, pelo Departamento Municipal de Trânsito Urbano, Polícia Militar e Detran, confirmou que a falta do uso do cinto de segurança é a infração mais comum entre os motoristas de Campo Verde.

Em todos os veículos abordados durante a blitz, que durou das 16h00 às 17h30, o condutor ou os passageiros estavam sem o acessório ou haviam colocado pouco antes de onde estava ocorrendo as abordagens. Como a ação era apenas de orientação, nenhum motorista foi multado.

Entre os condutores de motos, as infrações mais recorrentes constatadas durante a blitz, que fez parte das ações da “Semana Nacional de Trânsito”, foram a falta da viseira nos capacetes, viseiras levantadas e capacetes vencidos.

De acordo com a Polícia Militar, apesar de Campo Verde ser uma cidade com um sistema viário moderno, com ruas amplas e bem sinalizadas, o número de acidentes de trânsito registrado é considerado grande.

As principais causas, de acordo com o tenente Santos Silva são a imprudência dos condutores ou embriaguez ao volante. “A maioria dos acidentes que nós verificamos ou é [pela] falta de atenção do motorista ou bebida alcoólica”, observou o militar.

Para chamar a atenção sobre os perigos de dirigir sob o efeito do álcool, um carro batido cercado por latas de cerveja foi colocado na avenida.

Para reduzir o índice de acidente – em média três por dia – o DMTU realiza uma série de ações voltadas principalmente à conscientização, como palestras em escolas, festival temático de teatro e panfletagem nas principais avenidas e ruas da cidade.

“Durante o ano a gente vem investido em sinalização – que é a parte em que a gente mais trabalha- e também na fiscalização intensiva para coibir o abuso e a falta de respeito às normas do trânsito”, disse o coordenador do DMTU Jairo Freitas.

As ações da “Semana Nacional de Trânsito” continuam hoje à tarde com apresentação de peça teatral temática aos alunos da Escola Estadual Ledy Anita Brescancim, às 13h30. Às 16h00 a apresentação será na Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati.

Hoje (27), a peça teatral será apresentada na Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, às 7h30, na Escola Municipal São Lourenço, às 9h30 e na Escola Municipal Monteiro Lobato, às 13h30.