Barra do Garças ganha obras de infraestrutura e habitação

360 0

 

 

A Caixa Econômica Federal vai retomar as obras de 1.500 casas no residencial Carvalho (etapas I, II e III) em Barra do Garças. A confirmação foi dada ao senador Wellington Fagundes (PL-MT) pelo vice-presidente da CEF para Habitação, Jair Mol. O residencial está com as obras paradas há quase cinco anos e as famílias aguardam pela conclusão para realizar o sonho da casa própria. Para a retomada das obras, a prefeitura vai disponibilizar o cadastro das famílias para provável atualização e reanálise pela CEF.
A notícia foi dada pelo senador ao prefeito, Roberto Farias, durante visita do parlamentar àquela cidade.
Ele também confirmou a aprovação do projeto executivo para a realização de drenagem no contorno rodoviário de Barra do Garças e a licitação deve ser lançada nesta quarta-feira, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro à cidade.
A obra prevê investimentos de R$ 21 milhões e será realizada no Jardim Nova Barra. O investimento corresponde mais uma etapa do contorno, que caminha para sua finalização ainda neste ano.
O prefeito Roberto Farias recebeu a notícia com entusiasmo. Segundo ele, a construção do sistema de drenagem no traçado do contorno viário será a solução definitiva para os problemas de alagamentos n a região.
O senador Wellington Fagundes acredita que, eliminando os termos burocráticos, dentro de 50 dias as obras sejam iniciadas. Ele ressaltou que os recursos já estão garantidos e cumpre uma das últimas etapas para a conclusão do anel viário no trecho de Mato Grosso. “O próximo passo é a iluminação desse anel viário”, disse o senador, que deve levar o assunto ao conhecimento do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso, Orlando Fanaia, informou que as obras de pavimentação dos 9,9 km do contorno ligando as BRs-070 e 158 até a ponte do rio Araguaia, em Barra do Garças e Pontal, já estão com contrato assinado, restando somente essa readequação do sistema de drenagem para a conclusão do anel viário em Mato Grosso.
Ainda nesta segunda-feira (03.06), o senador confirmou a liberação de recursos para a pavimentação de 3 km da estrada vicinal que liga a parte alta da Serra do Roncador à cidade. “Nessa região, há muita atividade produtiva, como a criação de gado e produção de mel”, diz Wellington. Segundo ele, o pavimento hoje existente é muito antigo e bastante deteriorado tendo em vista o grande fluxo de caminhões.
Em Barra do Garças, o senador ainda visitou as obras de restauração das BRs 158 e 070 e conheceu o projeto de ampliação da avenida Beira Rio. Os recursos necessários para as obras – grande parte assegurados por meio de emenda do senador serão aplicados na construção de 3 mil metros de parque linear às margens do Rio Garças, composto de pista de caminhada, ciclovia, aparelhos de ginástica, pontos de contemplação, quiosques, pontos de pesca. Essa avenida passa pelo Porto do Baé, ponto de lazer que atrai inúmeros turistas.