Audi A1 quattro chega ao Brasil no segundo semestre

444 0


A Audi lançou uma edição limitada a apenas 333 unidades do A1, batizado de A1 quattro, esta edição vai muito além do visual apimentado. Sob o capô o compacto da Audi possui motor 2.0 TFSI com 256 cv de potência, e este carrinho terá duas unidades trazidas para o Brasil no segundo semestre, com preço de R$ 165.000. A única cor disponível é a branco metálico com teto pintado em preto de alto brilho.

O coração do A1 quattro é um 2.0 quatro cilindros TFSI (turbo, intercooler e injeção direta) de 256 cv a 6.000 rpm, com torque de 35,69 kgfm obtidos entre 2.500 e 4.500 rpm. A transmissão é manual de seis velocidades e a tração vai até o solo por meio da tração integral permanente Quattro, que em condições normais deixa maior parte da força no eixo dianteiro, caso ocorra perca de tração nas rodas dianteiras em milésimos de segundos parte da força é transmitida linearmente para o eixo traseiro. 

No momento em que uma das rodas perde a aderência o bloqueio eletrônico do diferencial entra em ação e trava a roda. Além disso o sistema de tração e o de vetorização de torque atual de maneira que, caso uma roda fique sem atrito o sistema desacelera aquela roda, evitando que ela derrape, o que melhor muito o desempenho em curvas. Com tudo isso o foguetinho branco vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, com velocidade máxima de 245 km/h. O consumo médio do carro é de 11,75, nada mal se considerarmos sua potência.

A distribuição de peso num carro com esta proposta é algo muito importante, então a embreagem multi-disco, controlada eletronicamente, hidraulicamente e com pacote de placas que giram em banho de óleo, foi colocada no eixo traseiro para melhorar o balanço. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira uma four-link independente, ambas com ajustes mais firmes. A direção é eletro hidráulica, bastante sensível e eficiente. Em 17 meses de trabalho da engenharia da Audi foi necessária troca de 600 componentes para a versão quattro.
Para conter a cavalaria a Audi instalou discos de freio ventilados, com 312 mm de diâmetro no eixo dianteiro, com pinças na cor preta. As rodas são de 18 polegadas, com desenho exclusivo e também pintadas na cor Glacier White, como a carroceria. Os pneus possuem medida 225/35. O ESP possui modo esportivo e pode ser desligado completamente, ainda assim o diferencial eletrônico mantém-se ativo para agir em condições de condução extremas.

Com muita esportividade e agressividade no visual o A1 quattro se diferencia facilmente de sua versão normal, uma breve olhada nas fotos e isto fica muito claro. A carroceria tem 3,98 metros de comprimento, 1,74 metros de largura e 1,41 metros de altura, um pouco mais longo que a versão comum. O porta-malas possui capacidade para 210 litros, ou 860 com os bancos traseiros rebatidos. 

Por dentro dominam tons escuros, com forração de bancos e portas em couro Nappa Silk e costuras vermelhas. As pedaleiras são de aço escovado e há emblema quatrro na soleira das portas. O quadro de instrumentos ganhou cores exclusivas para a versão, como os ponteiros brancos. Há aplicação de alumínio na manopla de câmbio e em outros elementos do console central.

A lista de equipamentos de série é bastante completa, algo óbvio quando falamos de um modelo que será por vendido por R$ 165 mil. Entre os itens disponível estão faróis de xênon, luzes de LED para o interior, sensor de chuva, espelho interno com escurecimento automático, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e um moderno sistema multimídia, com CD, rádio digital, interface Audi Musicas, sistema de navegação MMI Plus, som Bose com 14 alto-falantes e 465 watts de potência, woofers nas portas com iluminação indireta e luz guia em LED. O carro pode ainda se conectar a internet com serviços especiais como o Google Earth para o carro, dispositivos móveis também podem ser conectados através de wifi integrada.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *