Assembleia vai criar força-tarefa para instalar Unemat em Juína

273 0

Grupo firmou decisão conjunta em torno de estudo técnico a ser realizado pela Unemat e um trabalho político de Wagner e Saturnino na Assembleia
(   ) = Saturnino, Pref. Bergamim, vereadores e técnicos que participaram da reunião
Os deputados Saturnino Masson (PSDB) e Wagner Ramos (PSD) firmaram, nesta terça-feira (26), um pacto em torno da criação de força-tarefa na Assembleia Legislativa pela implantação de um campus da Unemat em Juína. Uma reunião na manhã desta terça-feira (26), no gabinete do parlamentar tucano, trouxe à tona necessidades de melhorias e de ampliação do ensino acadêmico como elemento estratégico para crescimento do município e sua região a partir da formação de seus jovens.
No encontro entre os parlamentares, o prefeito de Juína, Hermes Bergamim (PMDB), professores, vereadores e técnicos da Unemat prevaleceram pontos considerados estratégicos para o projeto. Entre eles, disponibilidade de estrutura física no município para instalação do campus e utilização de cursos avançados especiais de Tangará da Serra ou de Juara.
Ao final, foi firmada decisão conjunta em torno de estudo técnico a ser realizado pela Unemat e um trabalho político de Wagner e Saturnino na Assembleia. “Tanto em quanto o Wagner vamos buscar mais força política com o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf, com o deputado Wilson Santos que é da área de Educação (ambos do PSDB) e outros colegas parlamentares para o fortalecimento desse projeto”, assegurou Saturnino Masson.
Para Wagner Ramos, essa disposição conjunta é o primeiro passo para a concretização do projeto. “O empenho demonstrado por todos, aqui reunidos, nos dá grande respaldo para trabalhar essa questão junto ao Governo do Estado, principalmente fortalecidos por outros parlamentares”, assegurou Wagner. Segundo Bergamim, o caso exige persistência pelas necessidades.
“Não podemos parar de peregrinar e de pedir. Nós, do Vale dos Esquecidos – uma referência à região de Juína – estamos praticamente no quarto ano (de mandato) e estamos tentando uma faculdade pública desde o primeiro ano. Temos uma região de 300 mil habitantes e nenhum ‘braço’ dessa instituição, assim como um hospital regional”, lamentou o prefeito. Ele disse crer na sensibilização do governo e dos parlamentares para atender os jovens da região.
Hermes Bergamim sugeriu aos parlamentares pedir ao governador Pedro Taques (PSDB)a cessão de parte de colégios estaduais que estariam ociosos no município para instalação de campus da Unemat. Para o diretor Político, Pedagógico e Financeiro da Unemat de Tangará, Anderson Fernandes de Miranda, não há como entrar no mérito da necessidade de um campus em Juína.
“É uma região de extrema importância estratégica. No que diz respeito aos trâmites do processo, o pedido da prefeitura deve ser encaminhado à reitoria atendendo uma lista de documentos. Por sua vez, ela remete o processo ao Conselho Universitário que decide sobre o assunto. A aprovação significará autorização para implantação do curso via vestibular”, explicou o diretor.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *