Ambulâncias são ganho para a saúde pública, destacam autoridades

402 0

Durante a entrega de duas ambulâncias zero quilômetros para a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde, as autoridades que participaram da solenidade destacaram que elas representam um grande ganho para a população.

Com veículos novos, o transporte de pacientes para outras cidades de maior porte, como Cuiabá e Rondonópolis, será feito de forma mais rápida e seguro. Devido ao uso constante, as antigas ambulâncias apresentavam problemas mecânicos com certa frequência.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um veículo chega a fazer até três viagens num período de 24 horas. “Veículo novo é qualidade de atendimento à nossa população”, destacou o prefeito Fábio Schroeter. “Não foi nem uma nem duas vezes que, em deslocamento para Rondonópolis ou outro município, o veículo quebrou no meio do caminho. Tem algo pior do que isso? Quem está precisando [do transporte] precisa de veículo bom”, observou.

O prefeito destacou que o Município tem investido grande soma de recursos na Saúde Pública para poder proporcionar um atendimento de maior qualidade à população. “Principalmente aos mais necessitados, aquela população que tem condição não precisa de nós”, disse ele. “Então por isso que é importante essa emenda, deputado”, disse ele dirigindo-se ao deputado Wilson Santos, autor de uma emenda que garantiu a compra de uma das ambulâncias. “A gente sabe que o senhor tem um carinho muito grande por Campo Verde”, completou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, este ano a Administração Municipal vai investir 38% da arrecadação na Saúde Pública, percentual que é mais que o dobro do exigido por Lei, que é de 15%.

Secretário Municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo reconheceu que a frota de ambulância, devido ao uso intenso, apresenta problemas mecânicos e que é uma luta grande manter os veículos em condições de uso.

Os novos veículos, segundo ele, serão de grande ajuda. “Vão nos ajudar muito, vão contribuir para que possamos fazer um serviço de saúde melhor, para que possamos sair com o nosso paciente de Campo Verde e chegar em Rondonópolis com segurança e dentro do tempo previsto”, disse o secretário. “Porque o tempo, para a saúde, é vida”, ressaltou. “A ambulância, no geral, ajuda para que possamos dar uma qualidade de vida aos nossos moradores”, completou.

Técnica de enfermagem, a vereadora Alaene Fernandes, a “Boneca”, sabe das dificuldades em se transportar pacientes em veículos com problemas. Ela lembrou que moradores de todas as cidades da região – e até de outros estados procuram atendimento em Campo Verde, o que sobrecarrega o setor no Município.

“Trabalhei muito tempo no hospital (Municipal Coração de Jesus) e posso dizer que até gente de Rondônia é atendida pela nossa Saúde, que é uma Saúde de qualidade. Isso prova que temos gestores competentes e esses carros adquiridos nada mais é do que competência do prefeito, dos vereadores, deputado e todos. É dinheiro do povo voltando para o povo”, disse ela.