Alunos do programa social Rede Cidadã são recebidos no Palácio Paiaguás

429 0

Katiana Pereira | Setas-MT
Gcom-MT/Mayke Toscano

Alunos de taekwondo do programa social Rede Cidadã que conquistaram 18 medalhas durante a 10º Copa América de Taekwondo, realizada em Arujá, São Paulo, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, foram recebidos na tarde desta sexta-feira (24.02) no Palácio Paiaguás pelo Governador Pedro Taques. Os secretários de Assistência Social, Max Russi, de Segurança Pública, Rogers Jarbas, e o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, acompanham a visita.
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história e curiosidades do Palácio Paiaguás. Também foi apresentado um vídeo institucional sobre as funções dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. O titular da Setas, deputado estatual licenciado, explicou aos jovens a função dos parlamentares e também contou um pouco sobre a sua experiência no Executivo. Max destacou que projetos como o Rede Cidadã dão uma grande contribuição para a sociedade. “É um espaço onde a crianças e adolescentes têm a oportunidade de complementar a educação, socializar com outros jovens e principalmente ocupar o tempo com atividades produtivas, como essa que rendeu dezendas de medalhas para o nosso Estado”, disse.

O secretário de Segurança ressaltou a importância dos projetos sociais na formação dos jovens. Jarbas contou que na época de sua adolescência frequentou por muitos anos um projeto social mantido por uma igreja. Conforme o gestor, os ensinamentos foram essenciais na formação do homem que se tornou. “Eu tive essa oportunidade em minha vida e hoje sou secretário de Segurança Pública. A formação de meu caráter e a pessoa que me tornei tem total contribuição do projeto social que participei durante a minha adolescência. Temos esse compromisso e vamos continuar apoiando o Rede Cidadã”, contou o secretário.
Os participantes do Rede Cidadã chegam ao local, quando não de forma espontânea, por indicação das escolas. O secretário da Sesp ressaltou que parceria com a rede estadual de educação é essencial para promover a mudança na vida dos estudantes.

Em visita ao Gabinete do Governador Pedro Taques, os alunos tiveram a oportunidade de interagir diretamente com o chefe do executivo, que agradeceu o empenho de todos na conquistas das 18 medalhas. “Segurança não se faz somente combatendo o crime. Também é preciso investir na cultura, em projetos sociais, na educação. Quero parabenizar os coordenadores da Rede Cidadão, por atender crianças e adolescentes de bairros periféricos, que foram representar o estado de Mato Grosso em um campeonato em São Paulo e muitos saíram medalhistas.  Esse projeto é um grande orgulho”, destacou.
Um dos medalhistas mato-grossenses é o estudante Haslan de Oliveira Carvalho, de 14 anos, que conquistou a medalha de ouro no torneio. Haslan é Morador do bairro CPA III e chegou ao Rede Cidadã com nove anos de idade. “Eu fazia aula de violão, até que um dia eu me interessei pelo taekwondo e estou há cinco anos. Hoje eu até assumo as aulas”, disse. Um dos instrutores de taekwondo, o sub-tenente da Polícia Militar, Emilton Jorge da Silva, comenta que a filosofia das aulas não é lutar por lutar, mas aprender a compreender e a respeitar o outro.
Rede Cidadã
O Rede Cidadã atende mais de 1,8 mil crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas como futsal, taekwondo, basquete, capoeira, vôlei, futebol, xadrez e handebol. Também oferece opções de atividades artísticas como violão, teatro e pintura em tela. Além da capital, o programa é desenvolvido nos municípios de Várzea Grande, Nova Olímpia, Cáceres e Rondonópolis.
A realização do programa é resultado de uma soma de parcerias de órgãos do Estado, entre eles a Sesp, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e demais parceiros.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3653-3348 ou (65) 3653-8476. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Com informações da Assessoria Sesp-MT

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *