Alunos do IFMT promoverão campanha de doação de sangue no próximo dia 19

336 0

 

 

 

Coleta será feita no Centro de Referência do IFMT em Campo Verde, localizado no bairro Belvedere; meta é coletar entre 50 a 70 bolsas de sangue

No próximo dia 19 os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema (TADS) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFMT) São Vicente, promoverão uma ação solidária com o objetivo de estimular a doação de sangue entre os estudantes e também junto à comunidade de Campo Verde.

Acadêmicos do curso de Agronomia, professores e servidores do Instituto também estão participando da ação, que tem como meta coletar entre 50 e 70 bolsas de sangue que serão repassadas ao MT Hemocentro, banco de sangue que atende hospitais públicos da Capital e de Várzea Grande.

A coleta do sangue será no Centro de Referência do IFMT em Campo Verde, localizado na Avenida Izodoro Gentilin, no bairro Belvedere, durante todo o dia e será feita por técnicos do Hemocentro de Cuiabá.

“O objetivo é estimular os alunos a participarem de ações de caráter social, proporcionando momento de integração entre eles, além de conscientizar a população sobre a importância de ser um doador e ajudar a salvar vidas”, explicou Thiago da Silva Dias, acadêmico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema e um dos organizadores da ação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde é parceira nessa inciativa dos alunos e disponibilizará médicos, ambulância e apoio hospitalar em caso de necessidade. Para doar, a pessoa deve ter no mínimo 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, ter se alimentado e apresentar boa saúde. Devem também estar munidos de documento de identidade ou da carteirinha de doador.

Além de contribuir para salvar vidas, quem doa sangue pode usufruir de alguns benefícios concedidos pela Legislação em vigor, como por exemplo: isenção da taxa de inscrição em concursos públicos, meia entrada em eventos culturais, de lazer ou esportivo e ainda atendimento preferencial em repartições públicas e em certos tipos de estabelecimentos.