AL analisa projeto que institui a “Semana do Esporte Inclusivo” em Mato Grosso

307 0
Dep. Est. Mauro Savi

 

O mundo inteiro já se organiza para um dos eventos mais importantes e esperados do planeta: a Copa de 2014, que está em contagem regressiva, faltando menos de dois anos para começar. Além disso, em 2016 o Brasil também será o centro das atenções, já que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos acontecem no território brasileiro. E por falar em esporte, a participação de pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE’s), não é mais novidade. Tanto que no Brasil e em alguns países são realizados anualmente competições em várias modalidades.

E como forma de incentivo a esse tipo de atividade, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), apresentou o Projeto de Lei Nº 579/2012 que institui no Estado de Mato Grosso a “Semana do Esporte Inclusivo”. A iniciativa, conforme o parlamentar é alavancar o processo de reabilitação, as atividades físicas e esportivas, sejam elas competitivas ou não, e, dessa forma, proporcionar-lhes o desenvolvimento da autoestima, da autovalorização e da autoimagem.

“Existem dezenas de esportes que são específicos ao portador de necessidades especiais. Neste caso, o programa de atividades físicas deve observar os mesmos objetivos e vantagens da atividade e dos esportes convencionais, ou seja, aumentar a resistência cardiorrespiratória, a força, a resistência muscular, a flexibilidade e outros movimentos que possam contribuir com a saúde de cada um”, frisou o deputado ao destacar que a semana proposta por ele, possibilita o acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e até mesmo a competição.

Pela proposta, a “Semana do Esporte Inclusivo” será comemorada na segunda quinzena de setembro de cada ano, tendo suas ações em consenso com o Dia Nacional da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais, conforme prevê a Lei 11.133/2005, por intermédio do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade).  O projeto também estabelece que as atividades devem respeitar as limitações e potencialidades individuais do praticante.

A semana sugerida por Savi inclui 17 modalidades esportivas. São elas: Arco e flecha, atletismo, basquetebol, bocha, ciclismo, equitação, esgrima, futebol, halterofilismo, iatismo, lawn bowls, natação, racquetball, rugby em cadeira de rodas, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol.  Vale ressaltar que profissionais de diversas áreas esportivas acompanharão e treinarão os atletas para o evento em questão, lembrando que os profissionais serão, obrigatoriamente, aqueles já inseridos nos quadros de efetivos do Estado.

RIO 2016 – A cidade do Rio de Janeiro será palco de um dos maiores eventos esportivo, em 2016, quando serão realizados os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Segundo o Comitê organizador do evento, toda infraestrutura já está sendo preparada. São mais de 100 mil pessoas envolvidas, incluindo 70 mil voluntários. Para o evento são esperados mais de 4.200 atletas paralímpicos de 150 nações ao redor do mundo, além de milhares de profissionais de imprensa, apoio e turistas do mundo inteiro.

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO – Marcos de Oliveira Vasconcelos (36), foi vítima de um assalto que terminou em tentativa de homicídio. Bandidos anunciaram o roubo de sua motocicleta, Marcos reagiu e foi alvejado por quatro tiros e o resultado desse episódio ocorrido em 1999, foi uma sequela na coluna vertebral que paralisou os membros inferiores para sempre. E foi no esporte que ele encontrou forças. A dedicação diária transformou Marcos em um tenista profissional.

“Eu vi outras possibilidades de fazer o que eu gosto e não só ficar em casa. Jogar tênis de cadeira de rodas foi a minha superação. A rede e a raquete são as mesmas. É um jogo totalmente acessível e que mudou minha vida para a melhor”, disse o tenista que mora em Diadema, na Grande São Paulo. Essa história também pode ser conferida pelo endereço eletrônico: www.marcostenista.net

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *