Águas de Primavera apresenta programa de diversidade e igualdade racial na Câmara Municipal

604 0

O evento foi realizado em parceria com a Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Primavera do Leste

Um momento de reflexão sobre a igualdade racial e respeito à diversidade. Assim foi a noite desta última sexta-feira (29.11) no auditório da Câmara Municipal, com o evento do Programa “Respeito Dá o Tom, apresentado pela Águas de Primavera. O objetivo é promover a equidade nas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, impulsionando o crescimento profissional das pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, além de dar amplitude para a diversidade étnico-racial em todo Brasil.

 

O evento foi realizado em parceria com a Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal e reuniu autoridades municipais, convidados, lideranças comunitárias, colaboradores, comunidade e imprensa. A programação contou com palestra sobre racismo estrutural e o engajamento da companhia na causa da igualdade racial, além da apresentação teatral do grupo Primitivos de Primavera do Leste com a peça “A gente cabe, mas se esquece”.

 

O diretor-presidente da Águas de Primavera, André Bicca, explica que o programa vem sendo implantado em todas as unidades da companhia desde 2017. “Em Primavera do Leste, a meta da concessionária é conscientizar os colaboradores sobre o papel do negro na sociedade atual e a partir disso, tornar o ambiente de trabalho na empresa livre de qualquer tipo de racismo, preconceito e discriminações, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária”, frisa.

 

Para promover a equidade nas oportunidades de trabalho e o crescimento profissional de seus colaboradores, o programa está fundamentado em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento. “A concessionária reforça o seu compromisso e engajamento com a realização de ações que promovam a ampliação de oportunidades de trabalho para a população negra, além de fomentar o debate sobre igualdade racial e combate ao preconceito”, afirma o diretor-executivo da Águas de Primavera, Robson Cunha.

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Márcio Silva, falou sobre a participação do Legislativo nessa rede em prol da igualdade racial. “Quero parabenizar a Aegea, por meio da Águas de Primavera, por trazer esse programa para o município. A Câmara Municipal não poderia ficar alheia deste belo projeto, em que a iniciativa privada busca valorizar e respeitar a diversidade que existe no nosso país. Precisamos apoiar e incentivar iniciativas como essa e levar aos entes públicos”, ressaltou.

 

A professora de história da Escola Municipal Mauro Wendelino Weis, Kélcia Patrícia Batemarque, que recentemente recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, pela idealização do projeto “Pérola Negra” que valoriza a cultura afrodescendente, avaliou de forma muito positiva o programa “Respeito Dá o Tom”. “Gostei muito de receber o convite e presenciar este evento. É mais um apoio que nós vamos receber. Os movimentos estão começando a acontecer no município, essa é uma luta constante e o programa da Águas de Primavera vai acrescentar muito para promovermos uma sociedade cada vez mais justa. Ficamos muito felizes em participar desta iniciativa”.

 

Respeito Dá o Tom

 

Lançado em setembro de 2017, o “Respeito Dá o Tom” é um programa da Aegea criado em parceria com o ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção de direitos humanos e na luta pela igualdade racial da população negra, por meio da inserção no mercado de trabalho.

 

A Aegea recebeu do ID_BR o selo “Sim à Igualdade Racial”, dado às empresas que promovem a inclusão dentro do ambiente de trabalho e o grupo também foi destaque no Prêmio Sim à Igualdade Racial, em 2018 e 2019, por ser exemplo em comprometimento e engajamento.

 

O programa tem se consolidado por meio de ações internas realizadas pelos 12 comitês locais nas 49 unidades do grupo, pelo programa de trainee que teve aprovação de 77% de candidatos negros e por diversas atividades implantadas na empresa que visam à empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento, os três pilares do “Respeito Dá o Tom”.

 

Para conhecer mais o programa acesse a página: http://aegea.com.br/respeitodaotom/

 

Acompanhe nossas ações e curta a página da Águas de Primavera no Facebook: https://www.facebook.com/aguasdeprimavera/

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *