Águas de Campo Verde realiza trabalho de vistoria com tecnologia de fumacê para identificar ligações irregulares na rede de esgoto

490 0

No município, a Águas de Campo Verde realiza a manutenção periódica e contínua das redes de esgoto, além de orientar constantemente a população sobre o uso correto do serviço. Para manter o bom funcionamento do sistema, uma equipe da concessionária está atuando em diversas áreas residenciais e comerciais para identificar a prática de ligações clandestinas de água proveniente das chuvas na rede coletora de esgoto, por meio da tecnologia de fumacê.

Com a tecnologia, uma fumaça é colocada em um poço de visita (PV) – local de acesso às tubulações da rede de esgoto – e, percorre o caminho inverso ao do esgoto, mostrando os pontos onde acontecem lançamentos indevidos. Segundo o coordenador da Águas de Campo Verde, Fernando Lima, o morador não precisa se preocupar, pois a fumaça não é tóxica e não oferece qualquer risco à saúde da população ou animais.

Ele ainda explica que a rede coletora de esgoto e de águas provenientes de chuvas têm dimensões e destinos diferentes. O material coletado na rede de esgoto é encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a água coletada nas galerias de águas pluviais é destinada aos córregos da cidade. Caso a rede de águas pluviais seja ligada à de esgoto, pode haver sobrecarga no volume do material coletado e provocar a obstrução da tubulação.

“O sistema de esgotamento sanitário foi projetado para receber apenas o esgoto doméstico. As redes de esgoto não suportam o volume da água gerado pelas chuvas e podem romper causando extravasamentos em vias públicas, inclusive o retorno de dejetos para os imóveis, além causar danos nas tubulações e prejudicar o meio ambiente”, afirma.

As residências que tem lançado a água das calhas na rede de esgoto estão sendo identificadas e orientadas para utilizar a drenagem. Para que a ação seja ainda mais eficaz é fundamental a participação dos moradores, que podem ajudar a identificar estas irregularidades no sistema de esgotamento sanitário informando a concessionária. A Águas de Campo Verde fica à disposição de todos na Central de Atendimento, na Avenida Florianópolis, nº 392, Centro e no 0800 647 6060 para ligações de telefones fixos e 4020 1038 para ligações de celulares.

Para mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdecampoverde.com.br