Segurança no trabalho é a área que mais demanda treinamento junto ao Senar-MT  

406 0

unnamed

 

 

O treinamento de Norma Regulamentadora (NR) 31.8 Segurança no Trabalho – Aplicação de Agrotóxico segue sendo o treinamento mais demandado junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).  No primeiro quadrimestre foram realizadas 48 turmas, o que equivale a cerca de 700 pessoas qualificadas. Já no segundo, esse número aumentou quase 50% chegando a 88 turmas, o que significa cerca de 1300 pessoas capacitadas nos meses de maio a agosto.

No treinamento NR 31.8, o participante aprende sobre as medidas de prevenção de acidentes com agrotóxicos, em conformidade com a norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura. Além de preservar e manter a saúde do trabalhador, os alunos também aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis.

O NR 12 Segurança no trabalho máquinas e equipamentos agrícolas ocupa o segundo lugar no ranking dos mais demandados. No primeiro quadrimestre, o Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais realizou 37 turmas. Já nos últimos quatro meses foram realizadas 46 turmas. “Como temos uma média de 15 alunos por turma podemos dizer que em 2015 já qualificamos  em NR 12  cerca de 1250 pessoas”, ressalta o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.

O NR 35 – Trabalho em Altura agrícolas também está entre os mais procurados.  No primeiro quadrimestre foram realizadas 26 turmas e no segundo 25 turmas totalizando nos primeiros oito meses do ano mais de 750 pessoas qualificadas. Neste treinamento os participantes conhecem os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura.

No segundo quadrimestre deste ano outra área em que houve bastante demanda junto aos Sindicatos Rurais e, consequentemente, ao Senar-MT,  foi a de máquinas e implementos agrícolas. Ao todo foram realizadas 45 turmas de Operação de tratores agrícolas, 38 de Manutenção de tratores agrícolas e 29 Manutenção de colheitadeiras. Considerando que cada turma é formada com  cerca de 15 participantes, só no segundo quadrimestre foram capacitadas cerca de 1600 pessoas em mais de 110 turmas espalhadas por todos os municípios mato-grossenses.

No ranking dos 10 treinamentos mais demandados junto ao Senar-MT, no segundo quadrimestre deste ano também aparece o treinamento de primeiros socorros com 29 turmas realizadas, piscicultura com 28 turmas e o de inseminação artificial de bovinos com 25 turmas.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.
Fonte: Assessoria Gecom
Última atividade da conta: Há 3 minutos
Detalhes

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *