Representante de sindicato rural de MT pede que produtores não plantem sem ter preço garantido

287 0
Previsão de super safra de soja pode causar queda nos preços, afirma o vice-presidente do Sindicato Rural de Vera (MT)
Previsão de super safra de soja pode causar queda nos preços, afirma o vice-presidente do Sindicato Rural de Vera (MT)

No município de Vera, região médio-norte de Mato Grosso, as lavouras se desenvolvem bem, mas a incerteza em relação aos preços da soja e do milho safrinha preocupa os produtores locais. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Vera (MT), Vilmar Scherer, os motivos são muitos, e ele alerta para a necessidade de segurança na hora de planejar a safra.

– Nós temos aí um grande aumento de área de produção de soja no Estado de Mato Grosso; nós temos aí o clima, que ninguém sabe o que vai acontecer; pode ser que nós tenhamos uma super safra de soja – enumera o produtor.

A insegurança em relação aos preços também atinge o mercado de milho. Para Scherer, o produtor terá que repensar o plantio do grão para o próximo ano.

– Nós temos que plantar o milho com custo mais baixo: os pacotes de milho, os preços da semente, dos insumos para o plantio do milho estão muito elevados. E se os preços estão elevados, diante dos parâmetros dos preços do milho que nós temos, ele não fecha a conta no final – afirma o produtor.

Sobre o problema, que se agrava em função do atraso na janela de plantio, Vilmar Scherer alerta os agricultores de todo o país, para que haja segurança no preço do grão a fim de cobrir os custos de produção.

– Nós poderemos ter um preço de milho muito bom lá na frente, porque o produtor rural poderá não plantar. Agora nós poderemos também ter um preço de milho muito ruim se a classe persistir em plantar muito milho – afirma.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *